A Evasão Escolar
Por: Gi Miranda • 12/11/2022 • Artigo • 351 Palavras (2 Páginas) • 122 Visualizações
Diante desse cenário brasileiro no qual vivemos, é possível ver-se o aumento em grande escala de evasão escolar, e como esse problema vem crescendo de forma alarmante, a cada dia que passa. Portanto, registra-se a necessidade de medidas interventivas para o problema pois, mais escandalosa que a problemática, é a sociedade que se habitua a ela, assim como cita a filósofa, Simone Beavoir.
Sendo assim, podemos pontuar a pandemia, e como ela ajudou fortemente a taxa de abandono escolar, principalmente aos jovens que tiveram de ajudar suas famílias em questões econômicas. Sem contar a baixa de rendimento escolar nas crianças e adolescentes após a quarentena, o que desestimulou milhares a abandonar a mesma. De acordo com a PNAC, temos a maior taxa de matriculados desde 2012, o que se torna mais preocupante, pois sem a resolução do problema, só tende ser cada vez mais crescente.
A partir da problemática, conseguimos relacionar a inopêrancia governamental, e até podemos citar o instituto Ayrton Senna, e a solução com a implementação de um projeto educacional de tempo integral nas escolas, mas será que essa de fato seria a solução para o fim dessa barreira para os estudantes? De acordo com estatísticas feita em época de pandemia, foi pontuado que 48% dos jovens que abandonaram a escola, foi para ajudar em casa financeiramente, ou seja, trabalhando.
Consoante do quadro apresentado, nós somos os lobos de nós mesmos, assim como diz Hobbes, pois é nosso dever distanciar a sociedade a essa problemática, podendo ressaltar a falta de cobrança de atitude da população, e a normalidade na qual é tratada a situação. Sendo dever do ministério brasileiro criar políticas públicas como, ajuda de custo a famílias que mantêm seus filhos nas escolas, sendo em dinheiro ou alimentos perecíveis, campanhas de conscientização sobre a importância da escolaridade com maneiras mais lúdicas de abordagem, acompanhamento psicológico, aumento da remuneração salarial dos professores, visto a desvalorização dos mesmos causando desmotivação, para uma maior mobilização para os alunos, já que as escolas tornam-se menos atrativas. Para que assim, o que está previsto na constituição federal, ser exercida na prática.
...