A Experiência, Prática e Significado
Por: cristina1009 • 2/1/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 590 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
UNILAB
UNVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
ANA CRISTINA SOUSA PAULINO
Professor: SEBASTIÃO ANDRÉ ALVES DE LIMA FILHO
Disciplina: Experiência, Prática e Significado.
Turma: 03. 2018.2
Resumo
Ideologias e ciência social; (Michael Lõwy) Capitulo 1; Ideologia.
O conceito de ideologia surgiu em meados do século XVIII, este não veio de Marx, o mesmo apenas simplesmente o retomou.
Em nosso capitulo atual de estudo, nos é possível ver a exposição da variação do conceito significativo do termo da “Ideologia”. Desta maneira, o autor vem no decorrer do capitulo, enumerando posicionamentos teóricos de estudiosos que se dispuseram, á tentativa de explicar a sua rotatividade.
O primeiro a se posicionar sobre, foi Destutt de Tracy, que evidenciou sua perspectiva , no que se refere na interação dos seres vivos resultante desta maneira nas ideias, ou seja , a ideologia é construída de acordo com natureza, o meio ambiente. Com base nesta ligação da interação dos organismos vivos com o meio, resultando nas ideias, é levado em conta a questão dos sentidos, da percepção sensorial, voltando assim os estudos aos comportamentos dos organismos vivos (zoologia).
Anos mais tarde Napoleão veio em atrito com Destutt de Tracy e seus discípulos os chamando de Ideólogos, afirmando assim que estes fazem uma abstração da realidade, vivendo em mundo especulativo, e dando assim um novo significado ao termo.
Marx faz uso do termo no seu significado napoleótico, quando escreve seu livro no ano de 1846 intitulado: A Ideologia Alemã. Em seu livro a ideologia aparece como uma ilusão, uma consciência inexistente, as ideias aparecem como motor da vida real. As bases da teoria Marxista está na Consciência e na Existência, este afirma que:” Não é a consciência que determina a existência, mas a existência que determina a consciência”.
Mais tarde, Marx amplia o significado do conceito da ideologia, e enumera formas ideológicas das quais os sujeitos tomam consciência da vida real, são estas formas: a religião, a filosofia, a moral, o direito, e as doutrinas políticas. Este para fortalecer seu posicionamento afirma que:” As ideias das classes dominantes são as ideologias dominantes na sociedade”.
Discorrendo na leitura do capitulo, podemos tomar por conhecimento, a teoria de Lênin, do qual nos trás a tona dois tipos de ideologia, a burguesa e a do proletariado.
O destaque mesmo ainda na linha Marxista trata-se da analise de Karl Mannheim, que em um de seus trabalhos escritos intitulado: Ideologia e utopia, faz essa separação dos significados dos termos. Mas Lowy vem define tanto ideologia como utopia de visões sociais de mundo, delimitando ideologia como visões de manutenção da ordem social, e visões utópicas as quais buscam romper essa ordem. A seguir presenciamos a o pensamento marxista tendo como centro a dialética, esta que faz a negação de todas as possibilidades, a ação humana é a construtora dos fenômenos sociais e econômicos. Outro conceito central do pensamento de Marx é o conceito de totalidade, em um sentido em de que todo fenômeno deve ser levado em conta de acordo com seu relacionamento com outros, principalmente em suas dimensões econômicas e sociais. Ainda na análise Marxista, nos é trazido também no eixo central de seu pensamento, a contradição, que é observada do ponto de vista da existência dessas ideologias sociais que se contradizem na sociedade, que é mais precisamente evidenciada nos conflitos de classes sociais.
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