A Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Por: ronaldorocha777 • 7/1/2019 • Trabalho acadêmico • 376 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
ATIVIDADE DE ENVIO DE ARQUIVO
Nome: Ronaldo Fortunato da Rocha
Disciplina: Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Tutor: Wanderli Coriolan
Título da Atividade: Métodos mais empregados para disposição e tratamento dos resíduos químicos perigosos, dentre os quais se incluem: os aterros de armazenamento, as lagoas superficiais, o armazenamento em formações geológicas subterrâneas e as injeções em poços.
Resposta
Com a crescente urbanização e a acelerada e muitas vezes insana competição para a busca do lucro, esquecemos de cuidar do solo como deveria.
O aumento da população e a mudança de hábitos juntamente a revolução industrial agravou em muito a situação ambiental, o modo consumista, aumentou significativamente o volume de resíduos químicos e levando a poluição das aguas e solo.
Mas aos poucos vimos que era preciso mudar esse cenário, muito por causa da própria competição comercial do que com o respeito pelo planeta, estamos propondo leis e procedimentos para o tratamento de resíduos químicos perigosos. Armazenamentos temporários, recipientes lacrados, edifícios de contenção, lagoa superficial, tanques e pilhas de resíduos são alguns dos muitos meios para armazenar os resíduos.
Armazenamentos temporários:
São tambores de plástico ou metal, conforme a natureza do resíduo. Material corrosivo não podem ser armazenados nesses tambores;
Edifícios de contenção:
Edifício de contenção são fechados e não entram emo contato com outras estruturas
Lagoa Superficial:
É uma estrutura montada e revestida de plástico , para que os resíduos não vazem, muito usada para resíduos agrícolas líquidos;
Tanques:
São estruturas feitas de aço ou concreto com tampas. Materiais que emitem gases não são armazenados nesse tipo de tanque.
Pilhas de resíduos;
As pilhas de resíduos são montes de resíduos perigosos no nível do chão.
Incineração:
A incineração é o método que transforma os resíduos materiais em produtos gasosos, produzindo gases (principalmente água na forma de vapor e dióxido de carbono). Entretanto, estão presentes outros elementos químicos (nitrogênio, cloro, enxofre, traços de metais etc.) que produzem gases poluentes (óxidos de nitrogênio, cloreto de hidrogênio, óxidos sulfúricos etc.)
O que vemos é que em todos os modos de armazenamento não são definitivas, primeiro temos que encontrar um modo de tratamento ou transformação dos resíduos em menos perigosos. O que precisamos é ter transparência e ética em todas as fazes do armazenamento, promover conscientização, preservação ambiental e principalmente a recuperação das áreas que ficaram radioativas.
Ronaldo Fortunato da Rocha.
Rgm 14107520
...