TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Social

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC SANTO AMARO

Yandra Aparecida Siqueira

Produção Individual

Disciplina: Gestão Social

São Jose dos Campos

2017

PRODUÇÃO INDIVIDUAL

        De acordo com o estudo de caso evidenciado em Calil (2012), evidenciou-se o baixo protagonismo das mulheres inseridas em um programa que objetiva fortalecer a capacidade empreendedora de mulheres de baixa renda, adotando como estratégia a oferta de crédito e assistência gerencial. Observa-se, também, que apesar do programa privilegiar a participação de mulheres, oferecia acesso aos homens. Fato que, após o relatório de avaliação de desempenho com variável entre os gêneros, assinala que a curva de desempenho das mulheres era bastante diferente daquela apresentada pelos homens, tanto no ritmo e na intensidade de crescimento de suas atividades econômicas quanto ao longo do tempo de vinculação ao programa.

        Diante do exposto, pretende apontar um breve estudo de possíveis indicadores e variáveis para analisar a questão problema, diante da dificuldade das mulheres de baixa renda, apontadas no estudo, conseguirem êxito em obter renda e protagonismo empreendedor.

INDICADORES

VARIÁVEIS

FONTES DE VERIFICAÇÃO

PERIODICIDADE

Auto estima das mulheres inseridas no Programa

Faixa Etária

Níveis (baixa, alta, média)

Documentos Pessoais

Entrevistas

Questionários

Semestral

Mulheres inseridas em Políticas Assistenciais governamentais.

Participação (ou não)

Políticas em que estão inseridas

Alterações após a inserção no Programa

Verificação junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)  locais

Documentos Pessoais

Entrevistas

Questionários

Anual

PRIMEIRA MUDANÇA A SER REALIZADA NO PROJETO

        Com o objetivo de desenvolver a capacidade empreendedora em mulheres de baixa renda, Renaut (2011), acentua a identidade entre a atividade humana e  automudança. Sendo a  atividade humana, o sujeito nas suas múltiplas relações, inclusive sua autoeficácia e autoimagem.

        As mulheres demandantes dos serviços ofertados pelo Programa encontram-se confrontadas em um cotidiano dicotômico de relações de exclusão e de aceitação (e rejeição) de suas capacidades profissionais.

        Como primeira mudança a ser realizada no projeto propõe-se um acompanhamento multidisciplinar em relação as mulheres inseridas no programa, contemplando informações fornecidas pelos CRAS locais, reuniões quinzenais que apresentem palestras motivacionais e acompanhamento psicossocial individual no escopo de contribuir para as mudanças da trajetória de empoderamento dessas mulheres, reconhecendo-as como sujeitos de relações de direito, de acesso aos direitos e a condições concretas de sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (213.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com