A IMPORTANCIA DA FAMILIA NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA
Por: sergiovelozo • 14/11/2020 • Resenha • 590 Palavras (3 Páginas) • 189 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Curso de Graduação em Psicologia
Campus: Santos – Rangel
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
NOME: José Sergio Velozo da Silva------------------------RA: b9861h1
ATIVIDADE: A Importância da Família na Sociedade Contemporânea.
DATA: 28/05/2016
Na presente palestras realizadas nos dias 7,14,21, e 28/05/2016, foram abordados vários temas, como: violência, falta de amor próprio e aos demais, os filhos na escola, renda familiar, os papeis de cada um em casa, união familiar e lazer. Baseado no livro (Dr. ALBERT FRIESEN 2012), são abordados temas como a ética no aconselhamento e psicopatologia na família.
Esse evento teve o objetivo de trazer a tona problemas de relacionamentos na família e sociedade, pois com o advento da internet as coisas saíram um pouco do seu local habitual de família tradicional, dando lugar ao que alguns seguimentos chamam de “liberalidade,” ao passo que crianças entre 8 e 12 anos já sabem o que querem fazer com sua vida futura.
Todos precisam de limites, o ser humano sem esse limiar se torna algo insuportável e perigoso, pois os limites que recebemos são de suma importância para o desenvolvimento e crescimento em sociedade.
Violência doméstica, é algo que tem preocupado a sociedade por causes agressores foram criado algumas leis como a LEI MARIA DA PENHA (LEI 11.340, 7 DE AGOSTO 2006) para inibir e punir o infrator de tal barbaria, nessa lei citada a cima abrange todos os tipos de violência doméstica e principalmente contra a mulher.
A realização das palestras nesses dias também consistiu em conscientizar aos membros da família a importância de valorizar datas comemorativas, que com o passar dos anos estão sendo esquecidas.
Na escola tem acontecido o inverso, alunos tem razão, professor está errado, nessa abordagem da palestra foi instruído aos pais e cuidadores a investigar minuciosamente quando receber uma queixa do seu filho, pois muitas vezes eles por não gostarem do professor inventam coisas, e os pais acabam sendo intolerantes e incompreensivos para com os educadores que na maioria deles se dedicam de forma árdua para melhor ensinar aos seus filhos.
A área financeira tem sido um problema para as famílias quando não é bem administrado, pois os salários acabam indo para outro fim que não o sustento básico da família, com isso vem a discussões e falta de paciência uns com os outros, e muitos por causa dessa situação acabam abandonando a família, por não conseguir suprir e administrar essa situação.
Conclui-se que são temas pertinentes relacionado a família dentro da sociedade tão dinâmica quanto a nossa, nós sabemos e aprendemos muitas coisas pelos nossos pais e professores, porem como agir quando entramos no casamento e constituímos família, estamos em falta com esse assunto de extrema relevância, pois o homem sem uma responsabilidade familiar fica um pouco perdido em seu jornada de vida, pois o ser humano foi criado para ter relacionamento.
REFERÊNCIAS
FRIESEN, Cuidando do Ser. Curitiba (2012)
...