A MOBILIDADE URBANA
Por: fernsrodrigues • 2/4/2018 • Seminário • 7.038 Palavras (29 Páginas) • 177 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
CONSTRUÇÃO CIVIL – EDIFÍCIOS
AUGUSTO YUDI YOSHIHARA RAMOS N°16205733
DAFNE ALVES DOS SANTOS N°16212353
EDNA M. SILVA N°16212291
FERNANDO RODRIGUES DA SILVA N°16212362
MOBILIDADE URBANA
Meios de Transporte na cidade de São Paulo
SÃO PAULO
2016
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
CONSTRUÇÃO CIVIL – EDIFÍCIOS
MOBILIDADE URBANA
Meios de Transporte na cidade de São Paulo
Trabalho exigido pela disciplina Humanidades, pela professora Maria Cecilia Salles Freire Cesar, para o primeiro semestre do curso de Construção Civil, modalidade Edifícios, período matutino, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP).
SÃO PAULO
2016
RESUMO
O presente trabalho pretende explicitar a forma de funcionamento dos transportes públicos em São Paulo, bem como sua história e desenvolvimento. Através de informações coletadas diretamente de dados da São Paulo Transportes (SPTrans), empresa atual vigente responsável pela administração e controle dos serviços de transporte público. Por meio de análises e vivências do cotidiano, foi possível decorrer sobre a dependência social da população pelos modos de transporte, apresentando os pontos positivos e negativos do mesmo.
É possível identificar, mediante aos resultados obtidos, a necessidade de investimentos que possam agregar ao desenvolvimento e melhoria dos sistemas de transporte público coletivo, buscando uma aceitação cada vez maior em âmbito social, a fim de gerar a redução da circulação de veículos privados, alcançando o propósito central do transporte coletivo: viabilizar a mobilidade coletiva com qualidade e responsabilidade.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 O QUE É TRANSPORTE? 7
3 HISTÓRICO 8
3.1 Manifestações de 2013: Jornadas de Junho 12
4 MOBILIDADE EM SÃO PAULO 14
4.1 Divisão Modal 14
4.1.1 Sistema Viário 14
4.1.2 Sistema Cicloviário 14
4.2 Transporte Público 15
4.2.1 Trilhos 16
4.2.2 Ônibus 17
5 LICITAÇÃO 18
5.1 Concessão 18
5.2 Primeira Licitação do Metrô em Modo de Operação 18
5.3 Parceria Público-Privada (PPP) 19
5.3.1 Parceria Público-Privada no Metrô 19
5.3.2 Parceria Público-Privada na CPTM 19
6 PROBLEMAS CAUSADOS PELO EXCESSO DE VEÍCULOS 21
7 IMPACTOS AMBIENTAIS 23
7.1 Parcerias no Incentivo à Diminuição de Poluentes 23
7.2 Metas Para 2018 24
8 MEDIDAS ADOTADAS 26
9 PROJEÇÕES 28
10 CONCLUSÃO 29
REFERÊNCIAS 30
ÍNDICE DE TABELAS
Tabela 1 Preços das Tarifas 13
ÍNDICE DE GÁFICOS
Gráfico 1 Frota automotiva em São Paulo (2015) – IBGE 26
1 INTRODUÇÃO
Analisando a grande necessidade da mobilidade urbana na cidade de São Paulo, deve-se priorizar a imprescindível participação do transporte público coletivo, já que o mesmo é responsável pelo transporte de mais de seis milhões de pessoas por dia útil.
A partir de sua história, o transporte público se tornou cada vez mais indispensável, facilitando e agilizando a vida da população em geral. Apesar de seus contrapontos, é notória sua grande participação em âmbito público, além de sua visibilidade geral dentro de uma cidade tão grande, como São Paulo.
Atualmente, a abordagem sobre o tema: Mobilidade urbana consiste em adequar socialmente recursos aprimorados que possam suprir os aspectos de inclusão social, melhorias na qualidade de vida, eficiência econômica e financeira além de redução do tempo de deslocamento em função dos altos índices populacionais na capital de São Paulo. A ausência de investimentos para a evolução dos transportes coletivos acaba por ocasionar a ineficiência do mesmo, uma vez que, ainda possuímos um grande número de pessoas que se locomovem com veículos individuais e particulares, o que consequentemente influencia na prática dos transportes coletivos, bem como em seu objetivo principal: estabelecer uma forma de locomoção em alta escala, de maneira prática e ágil.
O presente trabalho tem como objetivo, expor as informações gerais sobre o transporte público coletivo de São Paulo, bem como sua relevância e história social, além de disseminar informações sobre sua estrutura, relação governamental, e dependência popular. Além de indicar as falhas existentes tanto na administração pública e social, apresentando assim práticas que venham a agregar ao desenvolvimento dos transportes públicos em São Paulo, tornando-os assim prioridade mediante a quaisquer tipos de transporte individual que exista
2 O QUE É TRANSPORTE?
Segundo o Dicionário:
1. Ação ou resultado de transportar. 2. Qualquer veículo aéreo, marítimo ou automotivo usado para transportar pessoas ou coisas. 3. Deslocamento de um local para outro: O governo ordenou o transporte das vítimas para outras cidades. (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Aurélio - O Dicionário da Língua Portuguesa. 8 ed. Positivo Editora. São Paulo, 2010, p.644)
3 HISTÓRICO
A história do transporte público em São Paulo começou meados de 1865, quando Donato Severino Italiano, publicou em um jornal uma tabela de preços par carros de aluguel, estabelecendo valores de acordo com a hora usada ou para locais conhecidos. Com o passar do tempo, houve uma maior demanda, fazendo com que o transporte ganhasse notoriedade, passando a ser considerado cada vez mais necessário e imprescindível. Entre 1865 e 1880, houve poucas evoluções, mas ainda assim, houve a fundação da companhia de São Paulo, e o início da operação dos bondes com tração animal.
...