A Pedagogia da Autonomia
Por: Lidianne Symara • 25/10/2022 • Trabalho acadêmico • 364 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
“Segura de si, ela é porque tem autoridade, porque a exerce com indiscutível sabedoria.” (pág. 47);
Na concepção Freiriana, ensinar é uma especificidade humana, defendendo que a segurança em si mesmo é uma das principais qualidades que a autoridade docente deve revelar em suas relações com as liberdades dos alunos. E para tal se faz necessário que a autoridade docente leve a serio a sua formação, uma vez que não é possivel que o professor não tenha competência profissional para coordenar as atividades de sala. Tais reflexões nos levam a observância de certas situações vivenciadas no âmbito escolar, onde certos profissionais com dificuldadas nas matérias ou conteúdos utilizam a “estratégia” de autoridade máxima, amedrotando estudantes, fazendo cobranças que vão além do que foi trabalhado em sala, gerando além do medo o deficit de aprendizagem naquela disciplina.
“Ensinar e, enquanto ensino, testemunhar aos alunos o quanto me é fundamental respeitá-los e respeitar-me são tarefas que jamais dicotomizei. Nunca me foi possível separar em dois momentos o ensino dos conteúdos da formação ética dos educandos.” (pág. 49)
A citação tão famosa de Freire: “me movo como educador porque, primeiro me movo como gente” tantas vezes reproduzida sem a devida compreensão do contexto que ela deve ser inserida, e observá-la na relação entre educador e educando, acima de tudo na proposta da reinvenção do ser humano no aprendizado de sua autonomia nos leva a uma compreensão mais exata do respeito do conhecimento do discente no processo de ensino aprendizagem, e nos leva a refletir: por quantas vezes em sala de aula eu busquei interligar conteúdos obrigatórios com a vivência prática dos meus estudantes? Isso é uma máxima? Em que ocasiões eu busquei adequar meu vocabulário a realidade dos meus estudantes, tal qual a experiência de Freire com os estudantes da educação de jovens e adultos? São questionamentos que nos fazem repensar diariamente a nossa prática docente para que possamos sempre estarmos a altura daquilo que almejamos e lutamos.
FREIRE, Paulo. Ensinar é uma especificidade humana. IN:__________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. SãoPaulo: Paz e Terra, 1996.
...