A QUESTÃO SOCIAL
Por: Clodinhos • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.323 Palavras (6 Páginas) • 120 Visualizações
[pic 1][pic 2]
centro de ciências empresariais e sociais aplicadas
curso de graduação em serviço social
NEIVA DIAS HONÓRIO
trajetória histórica brasileira
[pic 3]
São Raimundo Nonato-PI
2014
neiva dias honório
trajetória histórica brasileira
Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Psicologia Social, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos III, Economia Politica, Estatisticas e Indicadores Sociais.
Prof: SergiGoes, Clarice da Luz Kernkamp, Marilucia Ricieri e Paulo Sérgio Aragão.
São Raimundo Nonato-PI
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................4
2.1. CARACTERÍSTICAS DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS................4
2.2. POSTURAS DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE AS POLÍTICAS SOCIAIS NAQUELE PERÍODO..........................................................................................5
2.3 COMPORTAMENTO DOS GRUPOS NAQUELE PERÍODO.........................6
7 CONCLUSÃO...................................................................................................7
8 REFERENCIAS................................................................................................8
1 - INTRODUÇÃO
Abordar as características das políticas sociais brasileiras e analisa-la no contexto de contradições do sistema capitalista, que durante essas contradições formou-se a base da questão social e por consequências as questões sociais. A questão social que é entendida como conjunto das expressões, das desigualdades da sociedade.
Para ter melhor visão das políticas sociais é preciso perceber a relação entre o estado e o capital, além de considerar os movimentos socias e políticos concretos que trazem em seu bojo a necessidade de olhar, de cuidar da vida do trabalhador e como se reproduz imediatamente e em longo prazo.
O Serviço Social profissional teve suas origens no contexto do desenvolvimento capitalista e do agravamento da questão social. Para compreender as circunstâncias históricas ligadas ao surgimento dessa profissão no Brasil, estudou-se o contexto da época em que foi criada no País, na década de 30 do século passado, considerando-se como eixo central da analise a questão social em seus econômicos, políticos e sociais.
2 - DESENVOLVIMENTO
- Características da políticas sociais brasileiras
No período de 1960 a 1980 a política encontrava-se sob fogo cruzado de interesses que no âmbito da totalidade hierarquizada constituída pela economia mundial (Chesnais,2010, p.x) dos tempos presentes, reproduzem mais intensamente a disputa desigual entre capital e trabalho por ganhos particulares.
A história revela que a ação recíproca entre os homens, embora tenha gerado o processo econômico e social e toda uma cultura humana, produziu também a alienação, a dominação do homem sobre os outros homens e as desigualdades sociais.
No Brasil as mudanças primeiro-mundistas sempre tiveram repercuções, malgrado aqui não se ter vivenciado só anos gloriosos do ponto de vista econômico e social. Como diz Sander (2010), a história mostra que desde 1930, o país sofreu grandes transformações que mudaram de forma marcante sua fisionomia econômica, política, social e cultural.
As políticas sociais começaram a ser implantadas no fim do século XIX, na Europa e Estados Unidos, e a partir de 1930, no Brasil, e foram apontadas como uma questão, ainda que conflitiva, da força do trabalho para que ela se reproduzam-nas melhores condições para o capital (Faveleiros,1980, p.48). Social no Brasil
Em meio a reorganização econômica social e política, que a política social instituiu, nos anos 1930, associada formalmente a direitos sociais reivindicados por trabalhadores organizados, mais ironicamente submetidas a praticas populistas se nacional desenvolvimentistas do governo ditatorial de Vargas. Enquanto nos países capitalistas centrais as políticas sociais conquistadas pela classe trabalhadora floresceram sob a égide das chamadas democracias burguesas. No Brasil tais políticas floresceram e se adensaram nas ditaduras, sob as bênçãos da burguesia.
A construção das políticas sociais foram acontecendo de forma contínua, tendo origem no capitalismo, destinam-se à classe trabalhadora, na luta pelos seu direitos.
A intervenção do estado conhecida como medida de políticas sociais constituía na inserção de assistência social de prestação de serviços sociais, que atendia a uma diversidade de informações e ações, como doação, reabilitação, consultas medicas, reinserção social e, além dessas eram consideradas medidas de política sociais.
- Posturas do serviço social frente ás politicas sócias naquele período
O Serviço social surge no Brasil a partir da explosão da questão social. As bases para a sua implantação deu-se a partir do reconhecimento das tensões sociais. Diante das crises vivenciadas no pais, naquele período percebeu-se algumas formas de intervenção com intuíto de controlar as tensões e atuar de forma a garantir a disciplina e a reprodução da força do trabalho.
O Serviço Social no decorrer da sua trajetória, com intuito de atender as exigências postas aos assistentes sociais, bem como atender as requisições do Estado buscaram construir seu aporte teórico e ampliar seus referenciais técnicos, se distanciando da Igreja, e assim passaram a assumir correntes teóricas.
Com o Movimento de Recunceituação na década de 1960, incluindo toda a América Latina, a profissão buscou romper com a marca conservadora das práticas, ou seja, buscou destinar seu fogo profissional para o interesse dos que participavam da sociedade através de seu trabalho.
...