A Relação entre individuo e sociedade
Por: David Castelo • 6/7/2018 • Trabalho acadêmico • 313 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS CODÓ
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS- HISTÓRIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA
DOCENTE: JASCIRA
DISCENTE: DAVID WILSON FRAZÃO CASTELO BRANCO
Relação entre Individuo e Sociedade
Não há maneira de se falar da sociedade sem primeiro fazer referência aos indivíduos que que a compõem. A relação indivíduo com a sociedade é de interdependência sendo assim, um não existe sem o outro, sem indivíduo não existe sociedade e sem esta última o indivíduo não se desenvolve. Essa relação se dá de forma mutua o que significa que o indivíduo se desenvolve em sociedade, ou seja, em grupos, sendo assim o indivíduo constrói sua história em grupo social. O indivíduo está justamente relacionado a sociedade por ser ele a principal peça que forma a sociedade. Tudo o que fazemos e a forma como fazemos e como nos relacionamos com os outros é o que constrói a sociedade. Com deveres, direitos e obrigações cada indivíduo está diretamente relacionado a sociedade
Há o aparecimento de um individuo chamado de isolado, que surge devido o advento do capitalismo e devido as condições de concorrência da sociedade capitalista. O modelo capitalista pressupõe o lucro e a disputa entre os indivíduos, esse isolamento das pessoas revela uma profunda conformação do indivíduo com relação às situações de moderação de instintos, controle afetivo e mutação da própria personalidade, isso tudo gera um profundo conflito no interior do indivíduo.
O que percebemos da relação individuo/sociedade na visão contemporânea advém de todo um conjunto de fatores, desde a cultura ao capitalismo que tem o poder de modelar como cada indivíduo que compõe s sociedade relaciona-se entre si e com a sociedade e também como o bem comum tem forte influência sobre o indivíduo/sociedade, sem esquecer que os dois não vivem separados, estes estão sempre em constante estado de interdependência.
...