A Sociologia da Arte
Por: Jorge Maia • 4/4/2017 • Trabalho acadêmico • 402 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
Sociologia da Arte – 31119
Jorge Manuel Maia Correia – 1401878 – Turma 1
Atividade Formativa 1 – Dos fundamentos da Sociologia da Arte
A Arte enquanto fenómeno social, ou seja, os comportamentos, ações e situações que estimula na sociedade é um conceito de difícil e complexa definição em constante mutação e interação. Como nos diz a autora Gonçalves “o objectivo deste método (a sociologia da arte) é, como em outros, a compreensão da obra de arte numa dimensão trans-individual e arreigada ao mundo.”. (Gonçalves, 2010:15).
Cabe ao estudo da sociologia da arte procurar indagar como nasceu a obra de arte, como se distende e como é aceite, por outras palavras procurar entender todo o percurso desde o seu nascimento até à chegada ao seu destino. A arte é um sistema de comunicação social e de um ponto de vista sociológico é um conjunto de elementos interligados que transmite informações ambíguas, relacionadas a classes de eventos tanto anteriores como posteriores à realização da obra.
A sua mais comum função atribuída à arte e a da integração, por meio da difusão e do reforço de emoções, crenças, valores afetivos e morais. Esta integração tanto pode servir para reforçar a classe dominante como, em caso contrário, fortalecer as forças de oposição. Daí a importância com que se reveste o estudo das repercussões da arte na sociedade e os seus efeitos no todo social.
Tal como nos diz Hauser “Uma tal totalidade só se encontra duas vezes em toda a existência humana: uma das vezes, no conjunto colorido, movimentado e indissolúvel da praxis do quotidiano; a outra, nas diversas formas de arte, singulares, homogéneas, reduzidas a um mesmo denominador.”. (Hauser, 1984:7).
Podemos então afirmar que não obstante a diversidade de correntes que caracterizam esta ciência existem pontos comuns que defendem na sua essência que as obras de arte e a sua consequente criação estão umbilicalmente ligadas com as condições socioeconómicas da sociedade onde são produzidas, que existe uma interligação entre a história da arte e a das ideologias e que esta avança na mesma proporção que adentra na vida da sociedade nos seus diversos âmbitos, seja o cultural, espiritual ou económico, fazendo com que a obra de arte quando estudada sob o prisma sociológico ganhe dimensão enquanto torrente de sapiência sobre o Homem e a sua relação entre pares.
Bibliografia:
Gonçalves, Carla Alexandra, Para uma Introdução à Sociologia da Arte. Madrid: Bubok, 2010.
Hauser, Arnold, A Arte e a Sociedade. Editorial Presença, 1984
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