TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sociologia da Arte

Por:   •  2/12/2017  •  Ensaio  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamentos dos textos.

(Aula 2 - Ação Coletiva)

BECKER, Howard. “Arte como ação coletiva”. In: Uma Teoria da
Ação Coletiva. Rio de Janeiro, Ed. Zahar: 1977.

Becker em “arte como ação coletiva” fala sobre uma cadeia de cooperação feita por vários grupos e seus processos artísticos em suas diversas linguagens. Quando cita a cooperação, nos leva a pensar em tudo que envolve uma “pré-obra”, ate chegar em seu resultado final ,cada um individualmente que quando se juntam como ingredientes , compilam no coletivo da obra, tornando-se impossível a comunicação  sem uma via de colaboração.

A definição de uma pessoa como artista leva em consideração a parte mais pura de uma obra, a sua essência.

Ao falar sobre convenções Becker afirma que elas “cobrem todas as decisões” dês de materiais para pintura, até a duração de uma musica, mas por mais que as convenções tentem deixar claro que são facilitadoras  da vida dos artistas, sugerindo a forma de criação de suas obras, eu me arrisco a dizer que vejo tudo isso com um certo tom de obrigação e engessamento , e me apego ao que o autor da a entender que é possível rompe-las!!!

(Aula 3 - Campo Artístico)

WACQUANT, Loïc. “Mapear o campo artístico”. Sociologia,
Problemas e práticas, n.º 48,p 117-123,2005.

               O campo artístico é o espaço de disputa entre os diversos agentes da arte pelo poder, também conhecido como campo da produção cultural, uma espécie de local “fechado” que envolve todas as áreas da arte, uma batalha que os produtores precisam enfrentar.

O conceito do campo nos faz enxergar a arte como um sistema tridimensional de relação entre cada campo dentro de suas próprias regras.

Concluo que a noção de campo funciona como um sinal que lembra a necessidade de verificar-se que o objeto em questão não esta isolado de um conjunto de relações das quais retira o essencial das suas propriedades.    

(Aula 4 - Sistema Cultural)

GEERTZ, Clifford. “A arte como um sistema cultural” In: O saber
local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis,
RJ: Vozes, 1997. p. 142-181.

                                                     

        Geertz nos faz entender que a arte é algo que o discurso não da conta de explicar, mesmo assim ele como muitos outros autores se sentem atraídos pela ideia de falar sobre ela, como uma necessidade incessante, sobre suas perspectivas, tendo como base de suas ideias as influencias sociais que interagem com as leis, crenças e costumes, discutindo mudanças culturais que permitem a ocorrência da reconfiguração do pensamento social.

Geertz traz a ideia explicando que o sentimento não é transmitido somente através da arte , mas também surgindo em vários outros seguimentos como na religião,moralidade, ciência,comercio,lazer,tecnologia.política,direito e no cotidiano tornando-se  impossível separar a arte do sentimento que estimulou sua  execução e estuda-la é explorar algo muito sensível,

 Geertz Tb traz em vários pontos a influencia do sagrado nas obras, como também a dança esteve presente em pontos importantes onde ate mesmo foi utilizada como mecanismo de interpretação de figuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com