AS QUATRO TRADIÇÕES SOCIOLOGICAS
Por: Jéssica Alzier • 3/3/2016 • Resenha • 329 Palavras (2 Páginas) • 1.067 Visualizações
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO – IME
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TURMA ADM16102
CARLENE PINHEIRO
JÉSSICA ALZIER
JORGE LUCAS
JHONNYS ALMEIDA
KEVELIN KAREN
MATEUS RAMIRES
SANDERSON FERNANDES
TRABALHO DE HOMEM, NATUREZA E SOCIEDADE
MANAUS
2016
CARLENE PINHEIRO
JÉSSICA ALZIER
JORGE LUCAS
JHONNYS ALMEIDA
KEVELIN KAREN
MATEUS RAMIRES
SANDERSON FERNANDES
TRABALHO DE HOMEM, NATUREZA E SOCIEDADE
Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial da Disciplina de Homem, Natureza e Sociedade, ministrada pelo professor Eudes Lopes Melo do Curso de Administração da Fametro.
MANAUS
2016
O surgimento das escolas públicas e a revolução da universidade
- Alemanha a nova revolução intelectual – filosófica “rainha das ciências”
Com a expansão do número de estudantes, os professores universitários começaram entre si uma competição de intelecto, especialmente os de filosofia, nessa época foi reivindicado que a filosofia fosse reconhecida como uma ciência superior as outras.
- Alemanha: A implantação das escolas secundárias
A quantidade de vagas para professores foram ampliadas ainda mais com o surgimento das escolas secundárias, chamadas de Gymnasium na Alemanha, com isso o número de alunos cresceu. A maioria desejava o cargo de docência pois os salários eram maiores, sempre que possível postulavam uma transferência.
- A revolução iniciada pela universidade alemã começa ser modelo seguido.
As universidades haviam sido enfraquecidas. Os intelectuais que foram considerados amadores estavam dominando a cena, já os matemáticos cientistas e etc., estavam sendo lidos por todas as partes do país. Logo as universidades da Alemanha estavam sendo imitadas pelo resto do mundo pois as mesmas perceberam que estavam ficando pra trás.
- A matemática de Hegel de forma “não espiritual”
O filosofo Hegel designou a matemática como uma forma de ciência inferior, obteve e compartilhou uma grande atitude que persistiu grandes conhecimentos até o presente.
- As ciências sociais começam a ser repartidas
O caráter metódico e a organização burocrática contribuíram para a evolução e mais rebuscada especialização de setores já garantidos. Já por outra parte a criatividade e com ela suas inovações foram regredindo e perdendo sua força, logo novas linhas de pensamento nas ciências sociais foram aparecendo devido a interação universidade- mundo exterior.
REFERÊNCIAS
COLLINS, Randall, Quatro Tradições Sociológicas. Petrópolis. RJ - Ed. Vozes.
...