ATIVIDADE – METODOLOGIA DO TRABAHO CIENTÍFICO
Por: Vinicius Romário • 3/6/2016 • Abstract • 1.298 Palavras (6 Páginas) • 492 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSOS: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADE – METODOLOGIA DO TRABAHO CIENTÍFICO
SÃO PAULO
2014
Barbara Cristina Gomes RA: B3509D-5
Elaine Teixeira de Melo RA: B25411-4
Herbert Santiago - RA: T539DH-1
Marcelo Bressanin Ferretti- RA: T411JC-8
Rodrigo Pellais - RA
Vinicius Romario M.M. Silva RA: B492HJ2
Atividade Metodologia do Trabalho Acadêmico
Metodologia do trabalho acadêmico – trabalho
apresentado como exigência para a avaliação
do primeiro bimestre, em disciplinas do 5º
Semestre, do curso de Ciências Contábeis da
da Universidade Paulista, sob orientação
dos professores do semestre.
SÃO PAULO
2014
1 ATIVIDADE – METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
1. O que é conhecimento científico? Quais suas principais características? Como o encontramos caracterizado hoje?
R: O conhecimento científico busca informações resultantes das investigações, reflexiva, metódica e sistemática da realidade. Desconfia da veracidade de nossas certezas, de ausência de críticas e da falta de curiosidade. Opõe-se ao senso comum em quase todos os aspectos, baseia-se em métodos, vê problemas e obstáculos nas aparências. Suas características são factual, contingente, sistemático, verificável, falível e aproximadamente exato. Hoje ele é tido como fatos científicos que são aqueles que envolvem elementos perceptuais facilmente testáveis. Como teorias que é o conjunto de proposições ou enunciados baseados em um pequeno número de princípios, cuja finalidade e é descrever do modo mais completo.
2. O que é senso comum? Quais suas principais características? Como o encontramos presente entre as pessoas?
R: Senso comum se formula através da sociedade lidando como um conhecimento vulgar ou espontâneo em compreensão entre as pessoas e o mundo. Em cima disso, fazemos nossos próprios julgamentos, projetos, convicções confiança, etc. Variado entre o conhecimento alcançado em relação às pessoas em determinado período, onde provém da experiência cotidiana.
Dentro do senso comum, existem características desse conhecimento específico. Baseado em animo e emoções, temos o valor ativo ou sensitivo onde o sujeito impregna o objeto do conhecimento. Qualitativo, onde mede as coisas como grandes, pequenas, boas ou más. Heterogêneo, onde os fatos que julgamos diferentes, pois consideramos diversos entre si. Reflexivo, onde não pode ser reduzido em uma formulação geral. Verificável, limitado ao âmbito da vida diária. Falível, conforma-se com a aparência e com o que se ouve dizer. Superficial, conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar.
Encontramos senso comum entre as pessoas quando analisamos um fato e chegamos a um consenso entre as pessoas sobre determinado tipo de atitude, onde a julgamos através de nossas experiências e pode ser transformada em estereotipo.
3. O que é método cientifico? Em que contexto deve ser utilizado? Quais seus objetivos? Para que fim é utilizado?
R: Método é uma forma ordenada e amplamente compreensível por todos, de se atingir um objetivo. Já o método cientifico compreende um conjunto de modelos e teorias que de forma sistemática visa interpretar, compreender e explicar o objeto de estudo.
O método científico é aplicado no contexto onde existe um problema, em que ainda não haja uma resposta, porém, através do método científico buscará ser explicado. A aplicação do método se dá na abordagem de qualquer problema enfrentado, onde busca-se uma resolução, não restringindo-se apenas ao meio acadêmico.
Dentre os objetivos do método, os principais são:
• Produzir conhecimento, explicação e controle de fenômenos.
• Permitir a reprodução
• Ser verificável
• Ser compartilhável
...