ATIVIDADE SOBRE O FILME “O PREÇO DO DESAFIO”
Por: 21031982 • 29/5/2016 • Resenha • 624 Palavras (3 Páginas) • 3.997 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI
CAMPUS DE PARNAÍBA
LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA 2015.2
INTRODUÇÃO AO CURSO
FRANCISCO FÁBIO RODRIGUES DO NASCIMENTO
ATIVIDADE SOBRE O FILME
“O PREÇO DO DESAFIO”
PARNAÍBA – 2015.2
- Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar sua mensagem? Justifique sua resposta.
R: O preço do desafio. Eles nos cotaram uma historia real de superação. Sim, em minha opinião eles conseguiram passa sua mensagem. Eles conseguiram mostra que mesmo com todas as dificuldades tanto na instituição, que não tinha estrutura suficiente para um bom ensino, quanto na vida pessoal dos alunos, que tinham problemas com drogas e familiares, que o professor conseguiu atingir seu objetivo, que era o de ensinar.
- Você assimilou/ aprendeu alguma coisa com este filme? O que?
R: sim aprendi. Que não posso desistir no primeiro obstáculo, que com força de vontade e persistência conseguirei chega ao meu objetivo.
- Algum elemento do filme não foi compreendido?
R: Não. Entendi todo o filme.
- Do que você mais gostou neste filme? Por quê?
R: O que mais gostei foi por ele ser baseado em fatos reais e, também, porque assim posso tomar como exemplo de perseverança.
5- Qual seu personagem favorito do filme? Por quê?
R: O professor Jaime é meu favorito, por não desistir do seu sonho que é lecionar.
6- Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?
R: Da vice-diretora. Por ela não acreditar que os alunos possam aprender, só por serem de bairros pobres.
7- Descreva as cenas que, de alguma forma, estão relacionada com sua realidade.
R: A cena de quando o aluno diz ao professor que vai para de estudar pois o tio dele arranjou um trabalho em uma escavadeira, com isso não vai ter como conciliar trabalho com estudo.
8- Qual a síntese contada pela historia do filme?
R: Há historia de um professor que tem vontade de ser professor, que é contratado para lecionar computação, mas como na instituição não havia computadores ele passa a ensinar matemática, em uma escola de bairro pobre. Onde, ao entrar em sala de aula, já pode observar que não vai ser fácil, pois os alunos eram indisciplinados e uma boa parte nem ao menos falarem o seu idioma.
Então, ele começa a fazer a coisa do seu jeito, para conseguir a atenção dos alunos, como por exemplo, ao se vestir de cozinheiro e usar maças para demonstrar porcentagens. A partir daí, ele consegue com que seus alunos tenham uma melhora no aprendizado.
Com isso ele propõe na reunião da escola que possa lecionar cálculo avançado, isso gera discordância entre professores, onde a vice-diretora diz que aqueles alunos não serão capazes de aprender, mas ele insiste, e o diretor da instituição lhe dá uma chance, que ele prove em um teste que seus alunos são capazes.
...