ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Por: HelderAB • 13/6/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 2.088 Palavras (9 Páginas) • 256 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Sociologia |
MÓDULO:
INTRODUÇÃO A ANTROPOLOGIA – 100h
UNIDADE 1
A CIÊNCIA DA ANTROPOLOGIA
☞Questões obrigatórias para o dossiê
- O que é etnocentrismo?
R:Etnocentrismo é a atitude de quem só reconhece valores vigentes em seu meio cultural e tem tendências a julgamentos a cultura alheia apartir do padrão já pré-estabelecido em si .Sendo assim é não de admirar que que algums povos tendam a se intitular-se os “legitimos” e “verdadeiros”represendante da espécie ditando regras morais,sociais ,comportamentais e por aí vai..
Mais se pararmos para pensar, será que cada povo não é dentendor de formas de etnocentrismos ? Por que o que pode ser estranho a grupo pode não ser para outro e virse e versa? E por isso ao nos depararmos com algo que não estamos familharizados não teramos a aceitação pelo menos de imediada. Formando à base do pré-conceito?
Por tando mais que natural antes de um conceito venha o pré-conceito,isso não que dizer que após a aquisição de um conceito haveria o abandono conceito já estabelecido e portando do ectnocentrismo .
Então eu pergunto o etnocentrismo esta dentro ou fora de você?
- Cite 3 a 5 exemplos de atitudes etnocêntricas observadas em seu dia a dia.?
R: O etnocentrismodentro de uma mesmo grupo social ocorre com pensamentos e muitas vezes com ações de superioridade sobre o sujeito comum a ela ,como por exemplo : Estético : tentativa de padrão do belo e do feio ,Raciais mesmo de forma subjetiva, objetiva ou memso inconsciênte,por identidade de genero,social “rico e pobre”,religioso “só a minha igreja salva”,
Pensavamos que a evolução racional do ser humano e a aquisição da ciência que abre-se as portas para o novo sairiamos do velho pensamento,mas o que vemos são velhas práticas com roupagens novas,e ainda assim nos definimos com “não selvagens“, sempre que uma cultura por mais que seja civilizada ,(e ainda sim teremos que definir o que é civilizado),tentar ímpor por meios legais a supremacia a outrem não teremos margem de melhora,mais como desenraizar estas práicas?
- No processo histórico do desenvolvimento da antropologia como ciência, podemos observar a existência de uma etapa denominada “Pré-história” da Antropologia. Apresente as principais ideias que caracterizam essa etapa.
R:A antropologia pré-histórica nos remete as viagens maritimas o homem “civilizado”em contato com o novo tento como a recusa pelo estranho,descoberta do desconhecido e considerando “selvagens”,sob o dominio da natureza,sem a dentenção de “alma”. E posterior a fascinação através de observação pela estrutura social e harmonização do meio alcançada,partindo para o questionamento se bárbaros eram. E posterior com a ideia principal a fascinação que com cárater de pesquisa na visão Rousseauniana.
- .A antropologia consagra-se como ciência a partir da segunda metade do século XIX. Como esta ciência se diferencia de outras ciências que estudam o homem?
R:A antropologia é a ciência que estuda o homem,mais o que difere de outra ciência é o estudo ser humano em todas as dimenções,e o reconhecimento do outro em suas pecularidades e diferenças atraves da alteridade e o estranhamento
Alteridade indentifica o outro considerando-o,,valorizando-o,respeitando-o,sem jugamentos ou sobreposições,
O estranhamento do outro,do reconhecer no outro suas pecularidades e diferenças
- .A base do pensamento antropológica é o exercício da alteridade. Descreva o que é a alteridade sob a perspectiva antropológica.
R:A antropologia é o estudo da alteridade por estudar o homem todas as dimensões dos fenômenos que o cercam e tendo um campo vasto e complexo,sendo assim a alteridade assume um papel essencial na antropologia como sendo o estudo das diferenças e o estudo do outro..
- .No século XX, a antropologia passa por uma crise com a modificação de seu objeto de estudo. Apresente como este campo científico se reestabeleceu para sair da crise.
A crise antropológica se deu devido a aculturação dos povos que antes eram consideras “primitivos” passaram a ser consideradas “bons selvagens “ devido a assimilação cultural entre o explorado e explorador então para os antropologos começaram a perceber a perca do objeto de estudo, então apresentou-se caminhos para novas fontes de pesquisas transformando o que era o estudo do “novo” e exótico,para o “novo” e exótico adaptado a cultura alheia atrelando com a sociologia fazendo a sociologia comparada,voltando o estudo para setores desta sociedade,comparando semelhanças com as sociedades que foram o ojejto de estudo originário e começando o estudo com método e não mais como objeto,com abordagem epistemológica..Ou seja a antropologia começou estudar o homem socializado .
UNIDADE 2
A ANTROPOLOGIA E SUA DIVERSIDADE DE OLHARES E PERSPECTIVAS
☞Questões obrigatórias para o dossiê
- Caracterize a Escola antropológica de pensamento evolucionista.
R:A escola evoluscionista foi muito influêncida pelos pensamentos em voga da época com a construção do pensamento teorico de Darwin com sua teoria da evolução .por isso se caracterizou seus estudos com bases comparativas onde o individuo era comparado,classificado e esta comparações variavam e poderiam ser de acordo com religião e parentesco em seu histórico que as sociedades estariam em constante evolução,partindo da prerrogativa em que os indígenas seria o antecessor do homem civilivado.
...