ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Por: Fernanda Torales • 10/4/2015 • Projeto de pesquisa • 8.104 Palavras (33 Páginas) • 384 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
LÍNGUA PORTUGUESA I – 80h
[pic 3][pic 4]
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
INTRODUÇÃO AOS GÊNEROS DO DISCURSO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- Reflita sobre o conteúdo estudado nesta unidade, complemente as informações lidas e acesse o artigo “Quando um texto se torna texto”, por João Batista Vaz, disponível em http://revistalingua.uol.com.br/textos/105/artigo314961-1.asp. Em seguida, analise a mensagem da tirinha e responda, com suas palavras e com base na definição de texto e de não texto, se a mesma é um texto ou um não texto. Se necessário, acesse outras informações, mas não se esqueça de citar as referências dos sites consultados.
[pic 5]
(http://www.portugues.com.br/upload/conteudo/images/tira-mafalda.jpg)
R: Textos são conjuntos de palavras, seja em palavras verbais ou em palavras escritas, que mostram o sentido para certas situações. Um texto é composto por séries de elementos como palavras, frases, imagens ou um conjunto de todos os elementos anteriores.
No ato da escrita de um texto o autor lhe da um sentido, mesmo que o leitor não encontre o sentido e a coerência da escrita.
Você estudou os gêneros do discurso. Além das informações do fascículo, leia o artigo “Tipos de texto ou gêneros de discurso: uma questão a discutir”, disponível em e responda:
a) Defina gêneros do discurso;
R: Generos de discursos são textos que circulam em determinadas esferas de atividades humanas e que, com pequenas variações, apresentam tema, estrutura e linguagem semelhante .
b) De acordo com a autora, qual é a questão a se discutir?
R: Deve se discutir a linguagem pois a mesma dependendo da forma que é utilizada pode ter vários sentidos, como por exemplo a palavra que a autora utilizou “peça” pode ser empregada em varias frazes com diversos sentidos, como por exemplo: “...Se eu convido alguém para ir ao teatro, digo “Fulano, vamos ver a peça do Paulo Autran?” Se estou no açougue, digo “Seu João, quero uma peça de alcatra”. Se converso com o mecânico digo “Essa peça é muito cara.”. Numa aula de anatomia o professor pergunta ao aluno “Como é o nome dessa peça?”, referindo-se a uma parte do corpo humano exposta numa bancada de laboratório....” Pode se observar varias frases onde vem sendo empregado a mesa palavra porém para vários sentidos.
- Leia os textos a seguir e resolva as questões propostas com base na teoria estudada nesta Unidade, que define texto em verso e texto em prosa e no conteúdo do vídeo da teleaula “Línguas oral, falada e escrita. Diferenças entre verso e prosa”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=J8l4C8TzRFI
TEXTO A | TEXTO B |
A nuvenzinha Uma nuvenzinha passeava sozinha... Estava um céu lindo, o sol estava abrindo. O sol sorriu para ela achando uma coisa bela, aquele toquinho de algodão passeando pela imensidão... E lá ia a nuvenzinha sentindo-se a rainha antes que as outras chegassem. O que mais ela queria era que aquele dia nunca mais terminasse. A J. Cardiais (http://ajcardiais.blogspot.com.br/p/poemas-infantis_25.html) | Era uma menina do seu tamanhoAna Maria Machado E era sempre assim. Na hora de ir ajudar no trabalho da roça, ela era bem grande. Na hora de ir tomar banho no rio e nadar no lugar mais fundo, ela ainda era muito pequena. Na hora que os grandes ficavam de noite conversando no terreiro até tarde, ela era pequena e tinha que ir dormir. Na hora em que espetava o pé com um espinho e queria ficar chorando no colo de alguém, só com dengo e carinho, sempre dizia que já estava muito grande para ficar fazendo manha. Se ela tivesse um espelho mágico, que nem rainha madrasta da Branca de Neve, bem que podia perguntar: - Espelho meu, espelho meu, que tamanho tenho eu?
|
- Justifique a afirmação: O texto A está escrito em verso.
R: Esta escrito em verso por que é escrito em forma de poesia, contém versos e rimas.
Ex: “...Uma nuvenzinha
passeava sozinha...”
- Justifique a afirmação: O Texto B está escrito em prosa.
R: Esta escrito em prosa por que esta narrando um fato, esta escrito em forma de texto.
Ex: “...E era sempre assim. Na hora de ir ajudar no trabalho da roça, ela era bem grande...”
- Agora é sua vez! Escreva um texto de sua autoria em verso (5 versos no mínimo). Não esqueça de dar um título a sua poesia.
R: As cores do amor
Azul lembra o céu,
Verde lembra o mar,
Vermelho lembra paixão,
Paixão lembra você,
Que mora no meu coração.
...