Analise social da festa
Por: Rayane lima cezario • 8/11/2015 • Projeto de pesquisa • 680 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
ESCOLA APLICAÇÃO DOUTOR ALFREDO JOSÉ BALBI – COLÉGIO UNITAU
DOMENICA N. PEREIRA
ÉRIC FERNANDO BERNARDES
GABRIELA VARGAS GIANNICO
JAIME EZEQUIEL RESENDE GOMES FERREIRA
LARA ALINE MARCELINO
RAYANE LIMA CEZÁRIO
A SOCIEDADE E OS EVENTOS FESTIVOS NA VIDA DOS JOVENS
[pic 1]
TAUBATÉ-SP
26 DE MARÇO DE 2013
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- JUSTIFICATIVA
- OBJETIVO
- METODOLOGIA
INTRODUÇÃO
No mundo contemporâneo, o comportamento das pessoas, em relação ao divertimento e o lazer, não são motivados por base ou formação cultural própria de cada indivíduo, de acordo com sua formação específica que veio de sua vida familiar e o direcionamento sócio-educacional, mas sim por influências externas, principalmente as enunciadas pela mídia. Logo, o que atrai nas celebrações festivas é o caráter de grandiosidade, a capacidade de reunir multidões. Por isso, para se enquadrarem às fórmulas do sucesso, as festas foram urbanizadas em moldes de mega eventos com emprego de tecnologia, padrões de consumo, exploração comercial e investimento promocional empresarial e político partidário.
Os jovens vivem uma fase da vida na qual estão elaborando suas identidades, em um processo no qual a imagem de si, para os outros e para si mesmo, assume uma importância fundamental. A festa é um espaço que permite a possibilidade de inúmeras interações, com demarcação de identidades e estilos, visíveis na formação dos mais diferentes grupos, que nem sempre coincidem com aqueles que os jovens formam fora desse espaço das festas. A sociabilidade através das festas para os jovens parece responder às suas necessidades de comunicação, de solidariedade, de democracia, de autonomia, de trocas afetivas e, principalmente, de identidade, enquanto sujeitos sociais.
Sendo assim, a festa é o espaço de convivência social de múltiplas territorialidades. Não ignorando, porém, que a festa possa ser também um exagero da realidade, ou ainda uma transgressão, profanação, um espaço para a ilegalidade.
O modo como aqui foi conceituado possibilita uma melhor visão do que de fato ocorrem nesse tipo de organização, nem sempre tão organizada, e o porquê verifica-se que a contínua expansão dessa atividade na sociedade ao longo dos anos é uma das consequências do cenário globalizado que causa impacto direto e indireto na reavaliação dos caminhos de desenvolvimento para o futuro. Cada vez aparecem mais festas disputando o mesmo público, criando os drinking games, criado para chamar atenção para as festas, porém tem deixado essa diversão perigosa nos dias atuais. É importante tirar o cunho moralista do debate, todos tomam um porre um dia; porém essa forma de lidar com a bebida pode ser destrutiva, pois o limite entre o lúdico e o perigoso fica diluído. Sem falar nos problemas como acidentes de trânsito, atos de violência, abuso sexual etc.
...