Trabalho Análise Social e Jurídica da Jurisprudência Apresentada na Tarefa
Por: Bruna Martins • 22/11/2021 • Trabalho acadêmico • 311 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
Disciplina: Direito processual Penal Data: 09/10/2020
Professor: Paulo Renato Campus: nova américa
Aluna: Bruna machado da silva Turma: 3022
Matrícula: 201903482801
Análise social e jurídica da jurisprudência apresentada na tarefa.
O direito ao silencio vem para oferecer ao investigado segurança jurídica, visto que até mesmo agentes do estado podem ‘’torna’’ uma pessoa inocente em culpada, isto é devido ao espírito vingativo da população e a busca desenfreada por justiça, e é incluído os agentes do Estado que o podem fazer, até mesmo por interesse.
Neste viés, cabe destacar que o objetivo principal do sistema de proteção ao silêncio é baseado na busca da real verdade no processo, com a função de evitar condenações de inocentes que podem vir a apresentar confissões irreais, vítimas de técnicas de indução ou até mesmo coação. É presumível da lei a prerrogativa do silencio, conhecido como a máxima de que “ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo’’ pressuposto extraída do Art. 5, inc. LXIII da constituição federal que estabelece que o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado.
Portanto, levando-se em conta o princípio da não auto incriminação a decisão é coerente e trás consequências para o processo, tais como o direito do acusado ao silencio e o direito do acuado a não praticas qualquer ato que possa incriminá-lo. Correspondendo-se ao princípio garantidor da dignidade da pessoa humana.
...