As Ciências Sociais e PolÍticas
Por: Manuel sousa • 26/9/2018 • Trabalho acadêmico • 686 Palavras (3 Páginas) • 158 Visualizações
Introdução ás ciências sociais e políticas
Cap. 3 - A crise das explicações religiosas e o triunfo da ciência
Aluno: Vitor manoel monteiro | Professor: Pedro Israel
1- Alguns fatores ocorridos nos séculos XVIII e XIX,especificamente,através de trabalhos científicos foram responsáveis por obter a confiança da sociedade em relação á comunidade científica aquela altura.Alguns inventos e avanços na área da mecânica e da medicina,como a da vacina e de máquinas processuais durante a revolução industrial satisfazendo o mundo agrário e manufatureiro.As idéias progressistas e correntes como o racionalismo e o cientificismo também foram responsáveis por atrair os olhares da mentalidade daquela época.
2- Os filósofos iluministas buscavam,através da experiência,uma busca ao conhecimento.A frase de Francis bacon mostra que seu método não passaria com tanta pressa do particular para o geral, buscando uma ordenação entre aquilo que formulou a partir dos dados dos sentidos.
3- Acontecimentos como o desaparecimento da religião nos centros de debates,o anticlericalismo,a ascensão da indústria em detrimento da velha ordem feudal,e o triunfo da ciência como único modo capaz de explicar idéias pertinentes aquela altura,foram bases fundamentais para o desenvolvimento do estudo social da época.
4- Injustiças anteriores atribuídas á igreja católica em vários veredictos eclesiais á inquisição e questionamentos acerca do papel dominante da instituição católica no cenário político e econômico durante séculos,foram pontos matriciais que fundamentaram o anticlericalismo,que viria por causar uma descrença na doutrina em grande parte da sociedade da época.A retirada da crença católica,aquela altura,viria a ser uma porta de entrada para a abordagem das questões sociais.
5- Tal afirmação revela uma pensamento que se consagrou na época:O racionalismo.Dentro da filosofia moderna do século XX,foi um pensamento que exaltou a capacidade humana de questionar acerca dos acontecimentos,e que o uso dos sentidos,como propuseram alguns empiristas da época,poderia ser falho.
6- Como exemplo de pensamento dedutivo pode-se citar alguns estudo de meteorologia,que partem de algumas generalizações á respeito de estados aparentes do tempo.E de pensamento indutivo podemos citar alguns casos no campo da química por exemplo,se aquece o cobre que é metal á 1000 graus Kelvin e ele derrete,se aquece o chumbo e ele também derrete,o ferro também,portanto,todos metais á 1000 graus Kelvin derretem.
7- Estudar os fatos sociais e fenômenos físicos aquela altura,ia obrigatoriamente contra as atribuições divinas dadas pela igreja á esses fatos.Era uma divergência aguda entre estudo científico e doutrina católica.Para se construir tinha antes que desconstruir um pensamento religioso secular.
8- Foi o questionamento das práticas e idéias clericais que acarretaram na descrença,em grande parte da sociedade da época,e no repúdio á doutrina católica.
9- Por conta do reconhecimento,através de evidências apresentadas,e obtenção de confiança do povo.Isso foi o bastante para a religião desocupar o cenário e dar vez aos estudos das ciências,que já tinha deixado de ser apenas uma mera forma particular de pensamento.
10- É um atribuição que,de certo modo,remete aos alquimistas que eram vistos como bruxos ou magos por praticarem seus estudos experimentais.Essas novos magos não mais seriam estudiosos subjulgados por alguma instituição,mas sim uma nova classe que vria á influenciar de forma aguda o pensamento da época
...