Ciencias política
Por: mary2804 • 2/6/2016 • Exam • 1.119 Palavras (5 Páginas) • 804 Visualizações
REVISÃO CIÊNCIA POLITICA
Pergunta 1
O materialismo, em Marx, significa que a única realidade é a matéria e suas forças:
Respostas Correta: E
a. em estado de idealidade.
b. em movimento, mas que levaria à inércia.
c. em estado sólido.
d. em inércia constante.
e. em transformação contínua.
Pergunta 2
Na década de 1970, o modelo hegemônico de Filosofia Política era o de:
Respostas: E
a. Nicolau Maquiavel, fundamentalmente os pressupostos contidos na obra “O príncipe”, que pressupõe a política como relações de força.
b. Norberto Bobbio, com a publicação de uma série de opúsculos que seriam reunidos no livro “Por uma Teoria Geral da Política”, que estabelece as relações entre o pensar e o fazer político ao longo da história.
c. Max Weber, com a publicação do livro “Política e Ciência: duas vocações”, no qual trabalha com a categoria de Estado como a instituição que detém o monopólio do uso legítimo da força.
d. Thomas Hobbes, com a publicação de “O Leviatã”, no qual defende o Estado absolutista a partir da idéia de pacto social.
e. John Rawls, fundamentalmente os pressupostos defendidos por ele no livro “A theory of justice”, de 1971, que ressuscita a Filosofia Política depois de um longo período de debates voltados aos seus sentidos puramente pragmáticos.
Pergunta 3
Sobre os motivos históricos que levaram Maquiavel a elaboração teórica do realismo político, pode-se dizer que:
I - A realidade dos reinados, ducados e principados da Península Itálica era complexa e não poderia ser dada por meio de uma construção teórica moralizante.
II – Era imprescindível empreender reflexões filosóficas para a construção de um modelo de governo ideal, que pudesse ser proposto para o restabelecimento da ordem obliterada pelos invasores franceses na Itália, e a efetiva retomada e manutenção do poder.
III - Trata-se de um contexto desfavorável a discussões éticas e morais que passaram então ao segundo plano.
Respostas: B
a. I e II estão corretas.
b. I e III estão corretas.
c. II e III estão corretas.
d. Nenhuma está correta.
e. Todas estão corretas.
Pergunta 4
Aponte a principal contradição entre a Era Naopleônica e os princípios iniciais da Revolução Francesa.
Respostas: A
a. Napoleão formou um Império no qual exercia plenos poderes, indicando seus familiares como soberanos nos Estados que eram ocupados militarmente pela França.
b. Napoleão era profundamente católico enquanto os iluministas pregavam o anticlericalismo.
c. Napoleão perdeu as eleições diretas para presidente e por isso auto-proclamou imperador vitalício da França.
d. Napoleão não aceitou ser imperador da França, o que defendiam os filósofos iluministas.
e. 1º Nobreza, 2º clero e 3º burgueses e camponeses. O 3º Estado pagava impostos.
Pergunta 5
Grupos sociais podem se organizar de diferentes formas, com distintos graus de complexidade, ou seja, pode haver grupos cuja organização seja simples, e grupos cuja organização seja complexa.
Sobre isso, podemos afirmar que:
I - Grupos sociais de tipo de organização simples dispõem apenas das práticas de organização do grupo.
II - Grupos sociais de tipo de organização complexa detêm instituições que normatizam e garantem suas práticas de organização.
III - O que distingue grupos de organização social simples de grupos de organização social complexa é o seu grau de institucionalização.
IV – O que distingue grupos simples de complexos é a existência de instituições que garantam o cumprimento das práticas de organização, práticas essencialmente políticas..
Respostas: E
a. II e III estão corretas.
b. I, II e III estão corretas.
c. I, III e IV estão corretas.
d. Nenhuma está correta.
e. Todas estão corretas.
Pergunta 6
Sobre a defesa que Maquiavel empreendeu do assassinato como forma de permanência e obtenção do poder em um território conquistado, é correto afirmar que:
I – isso valeria para os casos específicos em que a monarquia tivesse sido o sistema de governo anteriormente vigente. Isso se explica pelo fato lógico de que a simples existência de descendentes de um monarca deposto representaria ameaça ao poder do conquistador que ali se estabeleceria.
II - a estabilidade política de um governante conquistador dependeria da aniquilação daqueles que eventualmente poderiam reivindicar o trono e cooptar apoio popular para isso apenas pelo fato de carregar o mesmo sangue que o monarca deposto.
...