Curso jurídico (PRONERA / UNIFESSPA)
Por: Maira Alves • 13/3/2018 • Relatório de pesquisa • 1.228 Palavras (5 Páginas) • 114 Visualizações
Avaliação Tempo Escola
Curso de Direito (PRONERA/UNIFESSPA)
- OS PROFESSORES: atuação didática e postura profissional:
1.1 De acordo com 27 estudantes (em torno de 64,2%), os professores foram assíduos na maioria das vezes; para 11 estudantes (em torno de 26,1%), os professores foram sempre assíduos e para 4 estudantes (em torno de 9,5%), os professores foram assíduos poucas vezes.
1.2 Na avaliação de 19 estudantes (em torno de 45,5%), os professores sempre cumpriram a carga horária; Para outros 19 estudantes (em torno de 45,5%), os professores na maioria das vezes cumpriram a carga horária e para 4 estudantes (em torno de 9,5%), foram poucas vezes em que os professores cumpriram a carga horária.
1.3 Na avaliação de 26 estudantes (em torno de 61,9%), os professores sempre transmitiram conteúdo coerente com a ementa das disciplinas; para 15 estudantes (em torno de 35,7%), os professores na maioria das vezes transmitiram conteúdo coerente com a ementa das disciplinas e apenas 1 estudante (em torno de 2,3%) afirmou que em poucas vezes os professores transmitiram conteúdo coerente com a ementa.
1.4 De acordo com 31 estudantes (em torno de 73,8%), os professores sempre orientaram a realização de atividades teórico-práticas; para 10 estudantes (em torno de 23,8%), na maioria das vezes os professores orientaram a realização de atividades teórico-práticas e apenas 1 estudante (em torno de 2,3%) afirmou que poucas vezes os professores orientaram a realização de atividades teórico-práticas.
A falta frequente por parte de alguns professores tem sido citada na fala dos estudantes como fator prejudicial, pois o calendário de aulas proposto no inicio do semestre fica prejudicado e a reposição de aulas ocorre de forma acelerada, muitos conteúdos acabam não sendo contemplados ou são vistos de forma superficial. Os problemas começaram a surgir a partir do terceiro semestre.
O tempo Universidade não está sendo suficiente, porém, apesar dos entraves citados, os estudantes elogiaram as habilidades dos professores, que demonstram domínio dos conteúdos e clareza nas explicações.
- OS ACOMPANHAMENTOS PEDAGÓGICOS: atuação didática e postura profissional
2.1 Segundo 25 estudantes (cerca de 59,5%), os professores sempre acompanharam efetivamente as atividades do tempo comunidade; para 15 estudantes (cerca de 35,71%), na maioria das vezes os professores efetivamente fizeram o acompanhamento das atividades do tempo comunidade e apenas 2 estudantes (cerca de 4,76%) disseram que poucas vezes os professores efetivamente fizeram o acompanhamento.
2.2 Segundo 28 estudantes (cerca de 66,6%), os professores sempre organizaram os encontros com o grupo sob sua responsabilidade; para 9 estudantes (cerca de 21,42%), na maioria das vezes os professores organizaram os encontros sob sua responsabilidade; para 4 estudantes (cerca de 9,5%), em poucas vezes os professores organizaram os encontros sob sua responsabilidade e apenas 1 estudante (2,38%) respondeu que os professores nunca organizaram os encontros sob sua responsabilidade.
2.3 Para 30 estudantes (cerca de 71,42%), os professores sempre orientaram na avaliação das atividades previstas; 11 estudantes (cerca de 26,19%) relataram que na maioria das vezes os professores orientaram na avaliação das atividades previstas e apenas 1 estudante (cerca de 2,3%) relatou que poucas vezes houve essa orientação.
2.4 Para 30 estudantes (cerca de 71,42%), os professores mostraram-se sempre disponíveis no atendimento aos alunos e 12 estudantes (cerca de 28,57%) relataram que na maioria das vezes os professores mostraram-se disponíveis no atendimento aos alunos.
O tempo disponível dos docentes é considerado insuficiente por parte dos estudantes, pois as demandas pedagógicas são muitas, apesar disso, os professores conseguiram desempenhar grande parte das atividades propostas, evidenciamos isso na fala do aluno a seguir: ”O acompanhamento que está sendo feito pelos docentes é extremamente importante para a construção do conhecimento.”
- A INSTITUIÇÃO: infra-estrutura
3.1 De acordo com 34 estudantes (cerca de 80,9%), relataram que o espaço físico do tempo escola está em condições satisfatórias; para 7 estudantes (cerca de 16,6%) relataram que as condições do espaço físico do tempo escola são regulares e apenas 1 estudante (2,3%) relatou que as condições são insatisfatórias.
3.2 Para 16 estudantes (cerca de 38,09%), o material didático-pedagógico disponível está em condições satisfatórias; 15 estudantes (cerca de 35,7%), consideraram o material regular; 6 estudantes (cerca de 14,28%) relataram que o material disponível é insatisfatório e 5 estudantes (cerca de 11,90%) afirmam que o material didático-pedagógico está indisponível.
3.3 Para 17 estudantes (cerca de 40,47%), o material de expediente disponível é considerado regular; 16 estudantes (cerca de 38,09%) afirmam que o material é satisfatório, 5 estudantes (11,90%) afirmam que o material expediente está indisponível e 4 estudantes (cerca de 9,5%) citaram que o material disponível é insatisfatório.
...