DURKHEIM, Émile. Cap I “O que é fato social” e Cap II "A observação dos fatos sociais” In: As regras do método sociológico. Coleção Os Pensadores. Editora Abril Cultural. São Paulo, 1973.
Por: julialouri • 17/7/2021 • Resenha • 302 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
Página 1 de 2
Universidade Federal de Catalão 28 de junho de 2021.
Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Sociologia
Profa.: Fernanda Ferreira Mota
Aluna/o: Julia Lourenço de Souza
Matrícula: 201804960
Fichamento: 2
DURKHEIM, Émile. Cap I “O que é fato social” e Cap II "A observação dos fatos sociais” In: As regras do método sociológico. Coleção Os Pensadores. Editora Abril Cultural. São Paulo, 1973.
- Fato social é todos os fenômenos que ocorrem na sociedade que apresentam algum interesse social. Esses fatos são comportamentos estabelecidos de acordo com o meio social que ele vive. Mesmo que possamos nos libertar desses comportamentos, é indo contra e lutando contra eles.
- O homem não pode viver no meio das coisas sem que as ideias geradas a partir da convivência com o mundo em que está inserido regulem seu comportamento. É importante a reflexão que aparta o passado e o presente, ao invés de buscar compreender os factos adquiridos e os realizados mas a realização de outros.
- Para prever comportamentos é necessário excluir todas as pré-noções, excluindo todas as ideias anteriormente aceitas, considerando apenas os conceitos que foram cientificamente elaborados conforme o método científico prevê.
- Uma teoria só pode ser controlada se soubermos reconhecer os fatos de que ela deve dar conta, essa é a definição inicial em que se estabelece o objeto de estudo. Deve-se tomar como objeto de estudo um grupo de fenômenos por certas características exteriores que lhe sejam comuns.
- Quando um sociólogo pretende estudar uma ordem de fatos sociais, deve se esforçar para considerá-los sob um ângulo em que as manifestações individuais não se manifestem.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com