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Defina Ciência Política

Por:   •  20/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.937 Palavras (20 Páginas)  •  131 Visualizações

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  1. Diga o que entende por Ciência Política em Sentido restrito

Ciência Política, primeiramente podemos afirmar que a Ciência política é o estudo científico da política, se dedica a estudar situações fora do normal do Estado e também   do Poder Político o interesse está centrado no presente, pois a história dedicasse ao passado, mas através dela pode chegar a conclusões para saber como é que chegou até ali, mediante análise dos factos e da sua interpretação.

Ao estudar a ciência política, em sentido restrito, refere a ciência que estuda os factos políticos isolados dos fenómenos sociais, sendo que Facto Político é todo o acontecimento circundado na luta pela obtenção, manutenção, e o uso do poder politico na sociedade.

A ciência política estuda situações da atualidade

A Ciência Política dispõe de diversos tipos de metodologia,

Ao estudar a realidade do presente

Tem objetos de estudos específicos, mas partilha com a ciências sociais, sendo o facto político o objeto de estudo, podendo afirmar que a Ciência política é multidimensional reparte o seu objeto de estudo com as outras ciências pesquisando o conhecimento pelo estudo numa variedade múltipla em domínios práticos e teóricos, puros e aplicados. A ciência política abrange diversas áreas, tais como a teoria e a filosofia política, os sistemas políticos, ideologia, teoria dos jogos, economia política, geopolítica e outros. Na sua característica de uma das ciências sociais, utiliza métodos e técnicas que podem incluir mesmo, fontes primárias mesmo secundárias.

A ciência política circunscreve diversas áreas, como a teoria e a filosofia política, os sistemas políticos, ideologia.

Ocupa—se dos factos político do presente, e aproxima-se da sociologia política ao estudar a sociedade política.

 Segundo António Sousa Lara e como anteriormente citei, “Facto político é todo o acontecimento implicado na luta pela aquisição, manutenção e exercício do Poder na Sociedade”

Conforme o autor também refere, os factos políticos estão isolados dos fenómenos sociais em que se inscrevem e que devem estar relacionados com o presente, sendo que este conceito de “presente” não se refere ao sentido instantâneo, abstrato, mas sim num sentido mais alargado, com especial incidência é a vigência das pessoas, das coisas, dos factos, das instituições e das relações.

Tema2.

Psicologia coletiva distinga agregados selvagens de entusiasmos coletivos:

A forma de comportar de um individuo não depende apenas do estado físico, anatómicas, ou mesmo a genéticas, o individuo é influenciado pelo ambiente social e cultural onde ele se desenvolve, a psicologia coletiva está ligada com o Ego, singular e coletivo, isto em termos reais e simbólico. Onde os agregados selvagem são identificados por um número considerável de pessoas que tem em comum uma paixão coletiva comum, logram ter um mestre ou líder individual ou coletivo e sua ação é praticada sobre um “bode expiatório” sendo comum a todos, onde o objeto inclui um desfecho negativo, que podem ser linchamento, num genocídio ou similar.Os entusiasmos colectivos, se verificam em situações de um grande numero de pessoas, se organizam por um motivo emocional, não programado, ocorre consoante ao estimulo que lhes é fornecido o seu desfecho podem ser aplauso, vaias ou mesmo abandono. Podemos encontrar tal exemplo numa competição desportiva, encontros políticos ou religiosos.

3-Distinga "Legalidade do Poder" de "Legitimidade do Poder" (p.259, 260)

Em situações do quotidiano a denominação da palavra a legalidade e a legitimidade do poder tendem a coincidir no tempo e no espaço, mas a sua natureza são diferentes. Se denomina  legalidade do poder a  relação de consonância entre a origem, a conduta e as Normas vigentes (Esta baseado em leis). A legitimidade do poder é também uma vinculo de consonância, mas entre a origem, a conduta e as regras morais ou religiosas. Estas regras poderão não estar escritas, sendo apenas usos, consoante aos hábitos e costumes e crenças e a sua adesão é subjetiva.

Conforme Lara (2013) refere ainda uma distinção clássica no que concerne à legitimidade do poder. A legitimidade de origem, de título ou inicial, descrita como uma relação de idoneidade entre o invididuo ou órgão dirigente e o poder manifestado.

 a legitimidade de função, eficácia ou exercício, descrita como um vinculo de idoneidade entre o poder e o fim a que se destina.

Num contexto político e sobre a tipologia de ordem política, Weber indica que a obediência segue 3 fatores de legitimidade, a legitimidade legal-racional descrita como sendo fundada na legalidade e razoabilidade das decisões, que se revestem de uma forma institucional burocratizada, geral e abstrata, a legitimidade tradicional, criada nos costumes e exercida de forma totalitária e isolada, e a legitimidade carismática, criada nas conceituada  particularidades, ou especiais dons de uma chefia, reconhecidas de modo afetiva coletivamente.

4. Clasificação das formas de poder de Platão. 275-276

Platão apresentou um sistema Dinâmico de classificação das formas de poder, que simbolicamente apresentou desta forma: Sofiocracia: É o governo ideal dos sábios ou do Rei-Filósofo. Timocracia: Refere ao governo dos militares. Plutocracia: governo dos guerreiros enriquecidos, desprezando aos povos. Democracia: é a multidão domina toma conta do Poder , Tirania: Governo de um chefe.

Unidad formativa 5

Sistema de Governo Vs Regime politico

As formas de Poder 

Estudar as formas de poder leva a  analisar as estruturas e organizações do poder político, conforme as épocas e sociedades concretas.

Segundo O Porf. Doutor Marcello Caetano tem duas interpretações 

para o conceito de forma política: 

Sistema de Governo​ – Determina quem é considerado o titular do poder e quais os órgãos estabelecidos para o seu exercício. 

Regime Político​ – A conceção da realidade entre o indivíduo e a sociedade política que usa o poder político para colocar a ideologia na ordem jurídica. 

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