ESTAGIO SUPERVISIONADO I
Por: cofo • 31/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 762 Palavras (4 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP
POLO BELÉM PA 23201
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL –5º SEMESTRE
DISCIPLINA: ESTAGIO SUPERVISIONADO I
Tener da Silva Farias RA: 9978024739
Belém
Fev/2016
SUMÁRIO
1- Introdução..............................................................................................03
2- Metodologia..........................................................................................03
3- Anexo: Questionário..........................................................................04
4- Análise da entrevista............................................................................14
5- Conclusão..............................................................................................15
6- Referências bibliográficas.....................................................................16
1-Introdução
A elaboração do diagnostico social tem por objetivo tabular dados através de pesquisa quantitativa e levantar a problemática vivenciada pelas famílias atendidas no Centro de Referencia da Assistência Social- CRAS-SÃO SEBASTIÃO, localizado na região periférica da cidade de Abaetetuba município do baixo Tocantins paraense. O objetivo da pesquisa é analisar os dados e identificar possíveis causas e fatores que levam as famílias do território do CRAS, a não integração de crianças, adolescentes e jovens nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV. De posse desses dados será possível analisar a realidade desses usuários e identificar as causas dessa evasão do serviços de convivência do CRAS-SÃO SEBASTIÃO. Em contra partida elaborar um projeto e propor soluções para os problemas visualizados na pesquisa dentro do território.
.
2- Metodologia
Neste trabalho utilizamos a pesquisa seguindo a metodologia de pesquisa deverá ser aplicada em uma amostra de 20% dos usuários com filhos em idade de participarem do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV essa abordagem será utilizada para entender esse fenômeno de forma aprofundada, descrevendo, analisando e interpretando para compreender as características situacionais apresentadas pelos entrevistados. A entrevista é uma técnica que nos permite a obtenção de informações diretamente da pessoa, bem como a observação de toda a situação do entrevistado, nesta entrevista utilizamos o questionário que é um instrumento impessoal de maior facilidade na coleta das informações, este instrumento estabelece as questões cujas respostas serão obtidas de forma assinalar a alternativa predeterminada.
3- Análise da Entrevista.
Após a tabulação dos dados da entrevista podemos observar que a grande maioria dos usuários que possuem filhos com idade de participar do SCFV- serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, não inseriu seus filhos nos programas oferecidos pelo CRAS. Essas crianças jovens e adolescentes deveriam participar do programa já que a participação deles e umas das com condicionalidades do programa Bolsa Família oferecido pelo Governo Federal ao qual fazem parte.
A inserção dos membros da família por completo nos serviços oferecidos pelo CRAS –São Sebastião auxiliaria essas famílias que possuem baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social, o fortalecimento dos vínculos dessas crianças e adolescentes com as famílias e com a sociedade em geral proporcionando opções de melhora escolar(cursinho social oferecido pela secretaria municipal de assistência social para jovens que frequentam o SCFV de seus respectivos territórios) e geração de renda ( PRONATEC- oficinas de geração de renda desenvolvidas no próprio CRAS).
...