Estudo de Caso Humanidades
Por: wiliangomes • 16/6/2022 • Artigo • 304 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
A diversidade religiosa entre as nações associada aos direitos humanos pode promover conhecimentos indispensáveis para a dignidade humana.
O respeito pode amenizar conflitos ideológicos e aproximar as diversas religiões e os sem religião, o respeito relacionado às diferentes identidades e valores de caráter religioso e não religioso podem ser ensinadas em escolas e seminários fazendo acordos e intercâmbios educacionais.
Essa aproximação pode promover respeito e compreensão entre as nações de maneira muito coesa no campo religioso, onde convivem inúmeras crenças e tradições religiosas, pessoas sem religião, ateus, agnósticos, budistas, muçulmanos, cristãos etc.
Dessa forma, religião e a cultura de cada nação podem ajudar a promover a paz.
Os direitos Humanos (DUDH) no artigo 18 afirma que todas as pessoas têm o direito de liberdade religiosa e de pensamento, também o direito de mudar sua convicção religiosa, ter liberdade de culto e pratica, ou não ter religião.
No Brasil é dever do Estado garantir liberdade religiosa, isso é, lidar com todas elas em igualdade, nossa constituição de 1988 garante essa laicidade.
As religiões contribuem no Brasil para a área educacional, moral e de valores sociais, trazendo com isso dignidade para a Nação.
Aqui em nossa cidade temos muitas associações religiosas que apoiam umas às outras em serviços sociais, garantindo cursos profissionalizantes, casas de recuperação para dependentes químicos, casas de tratamento para dependência alcoólica, Casas de apoio à mulher, à gravidez precoce, temos abrigo para moradores de rua; a Igreja de Cristo, há mais de 30 anos ensina futebol, balé, rúgbi, natação para cerca de 600 crianças entre 3 e 15 anos no Pró vida.
Instituto Espírita assistencial Emmanuel tem 5 creches, a igreja Católica tem 6 creches, a maioria em tempo integral, a Maçonaria faz um trabalho social fantástico com seus clubes.
Essa união social é fundamental para dar dignidade a população mais carente, sempre respeitando as escolhas religiosas de cada indivíduo.
...