Indios no Brasil
Por: lucasestevambr • 21/4/2015 • Resenha • 590 Palavras (3 Páginas) • 317 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
CIÊNCIAS SOCIAIS
A CONTRIBUIÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS À CULTURA BRASILEIRA
BERTA G. RIBEIRO
SÃO PAULO
Abril de 2015
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
CIÊNCIAS SOCIAIS
Curso: Licenciatura em Ciências Sociais
Disciplinas: Teoria Antropológica (2015-1º Semestre).
Avaliação: 1º Fichamento
Professor (a): Maria Edith Guerrero Obando
Turma e período: 01 A – Noturno
Nome completo do aluno: Lucas Estevam Lima de Freitas RA: 915107907
Nome completo do aluno: Fily Robson Blanco Castro RA: 915105085
SÃO PAULO
Abril de 2015
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
CONCLUSÃO
Como podemos analisar nesse texto, a contribuição nativa foi de fundamental relevância para os dias atuais, pois, muitos elementos dessa cultura, multiétnica e heterogênea resistiu ao tempo. Mesmo com a eugenia trazida como forma de ciência no começo do século passado, por todos os países da América latina, pensava ser que o atraso no continente era culpa dos habitantes oriundos e os trazidos da África, e começou se uma campanha na Europa para a vinda ao novo mundo e enriquecimento fictício.
Com esse pretexto chegaram os novos imigrantes ao Brasil, em sua maioria italianos, nessa época as populações indígenas encontravam se na beira da extinção, pois muitos careciam dos recursos básicos para sua subsistência. Desde a chegada dos invasores muito da cultura nativa tinha se perdido, por diversos fatores: Genocídio indígena, doenças trazidas, imposição da cultura ocidental, imposição da religião. Com esse panorama desfavorável as etnias indígenas encontravam se em seu declínio, na metade do século passado surgiu entidades para a manutenção da cultura originária, isso por um lado trouxe a esperança da revitalização dessa grandiosa cultura, mas por outro lado, criou se a dependência para com as entidades. Algumas tribos no Brasil, já deixaram de caçar e esperam comida desses centros, isso trouxe doenças como obesidade e colesterol alto.
Na sociedade contemporânea, diariamente estamos fazendo uso da cultura indígena, desde o despertar do dia, até a nossa alimentação, que se constitui de nossa sociedade miscigenada. A aceitação alimentária existe, mas não existisse a aceitação do ser humano, por muitos motivos: Eurocentrismo, falta de alteridade, intolerância. Toda nossa história foi construída nos moldes europeus, isso causou um sentimento de “vira latismo”, onde eles são os melhores e nós os subjugados. Para que ocorra a mudança de pensamento temos que nos entender como sociedade miscigenada, temos que nos olhar como fruto de vários continentes, temos que conhecer nossa verdadeira história, o processo é paulatino mas não é utópico, somente assim podemos formar uma sociedade multicultural.
...