JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO
Por: mariifleck • 19/6/2016 • Trabalho acadêmico • 663 Palavras (3 Páginas) • 338 Visualizações
Instituto Federal de Santa Catarina- Câmpus Gaspar
Dicentes: Bruna Miglioli, Emilene de Souza, Kamila Eduarda, Mariella Fleck, Mateus Reinert.
Turma: Q3/V3.
Docente: Giane Carvalho.
Disciplina: Sociologia.
JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO
Gaspar, 2016
INTRODUÇÃO
No mundo atual em muitas culturas, é muito comum as pessoas começarem a ter a ideia de trabalhar desde cedo, conciliando o trabalho e o estudo, Neste trabalho vamos abordar o assunto de uma forma contextualizada, apresentando dados e mostrando como muitos jovens cada vez mais tem se preocupado com este assunto e se importando com o mercado de trabalho, iremos mencionar também que muitos dos jovens não tem interesse no mercado de trabalho por estarem desanimados com a instituição de ensino.
UMA EDUCAÇÃO PARA A VIDA INTEIRA
Diante da baixa atratividade que algumas escolas parecem ter entre os jovens, a articulação entre educação e trabalho pode ser um dos nós mais importantes a serem desatados pelas políticas de educação.
Mais do que apenas formar jovens para o mercado, a educação tem muito a contribuir na construção de estratégias de inserção produtiva, na reflexão sobre o mundo do trabalho, no delineamento de projetos de vida que incluem a projeção de uma carreira e também a continuidade dos estudos.
Uma educação que permita que os sujeitos jovens ampliem seu mundo simbólico e vivencial e que contribua para que enfrentem os desafios que a vida lhes coloca. E sem dúvida, inserir-se no mundo do trabalho é um dos mais importantes nesta fase da vida.
O TRABALHO NA JUVENTUDE/DADOS
No Brasil, a situação geral da educação de nível médio é de altos índices de abandono e reprovação e de distorção idade-série. Em 2006, apenas 47,7% dos jovens brasileiros que deveriam estar no Ensino Médio estavam cursando este nível de ensino.
Um dos aspectos centrais para os países, mas com especial relevância no caso brasileiro, é a condição trabalhadora daqueles que cursam, ou deveriam cursar o Ensino Médio. Dados da PNAD 2006 mostram que 66% dos jovens brasileiros entre 14 e 29 anos estão trabalhando ou procurando trabalho, e destes, a maior parte não está estudando (41,3%). Cerca de 15,4% dos jovens conciliam estudo e trabalho.
Os que apenas estudam somam 21% e os que não estudam nem trabalham totalizam 13% desta população. A centralidade do trabalho na vida dos jovens brasileiros é evidente.
...