Joaquim Barbosa
Por: 24dai04 • 7/9/2015 • Relatório de pesquisa • 1.254 Palavras (6 Páginas) • 373 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução.....................................................................................................4
Grupo social e status de Joaquim Barbosa..................................................5
Explicativo.....................................................................................................6
Conclusão.....................................................................................................7
Referências Bibliográficas............................................................................9
INTRODUÇÃO
A proposta aqui apresentada e espanar, compreender e relatar através de pesquisa o que é Status e como uma pessoa torna-se capaz de ser um ícone a ser seguido junto a sociedade por sua história de vida, trajetória se sucesso tanto na vida pessoal com profissional,apresentando características únicas muitas vezes de pró atividade, liderança, justiça entre outros.
Sendo que mostraremos nas seguintes paginas como exemplo o ex- ministro do Supremo Tribunal Federal- STF o SR. Joaquim Barbosa.
4
GRUPO SOCIAL DE JOAQUIM BARBOSA
Joaquim Barbosa nasce em Paracatu cidade do estado de Minas Gerais no dia 7 de outubro de 1954, filho de pessoas humildes seu pai pedreiro e sua mãe uma Dona de casa sendo o filho mais velho enter seus oito irmãos. Na sua infância ajudava o pai a fazer tijolos e entrega de lenha em um caminhão da família. Desse modo já possuía um status social atribuído por ser negro o que favorecia o pré julgamento no qual seu futuro não seria promissor.
Aluno de colégio publico aos dezesseis anos é admitido no na gráfica do Correio Braziliense onde conciliava com os estudos dando por fim o termino do segundo grau. Ingressa na Universidade de Brasília,formou-se em Direito após mestrado em Direito do Estado e dominava o inglês, alemão, italiano e francês.
Aprovado no concurso oficial a chancelaria do Ministério das Relações Exteriores, assim nos anos de 1976 e 1979 serviu na Embaixada do Brasil, Helsinki e Finlândia. E 1979 e 1984 foi advogado do Serviço de Processamento de Dados (SERPRO).
Então aprovado no concurso para Procurador da Republica,onde acabou licenciando do cargo e optou a estudar durante quatro anos na frança na Universidade de Sorbone obtendo mestrado e doutorado em Direito de Estado.
Professor visitante na Universidade Colúmbia, Nova Iorque, entre os anos de 1999 e 2000 e na Universidade da Califórnia entre 2002 e 2003. E por fim ainda em 2003 quando estava em Los Angeles, foi informado que era cotado para a vaga do Supremo Tribunal Federal.
Tornou-se Ministro do Supremo Tribunal Federal,relator do processo do mensalão, coordenando toda a fase de instrução do processo, conhecedor de todos os detalhes de mais de 50000 páginas de depoimentos,laudos e perícias.
Tomou posse da Presidência do Supremo Tribunal Federal, no dua 22 de novembro de 2012.
Com a atuação no caso mensalão o tornou um grande exemplo para ajustiça brasileira.
Apresentou outra questão polemica com o julgamento das celulas tronco, votando a favor da liberação de uso para pesquisas. Após esses episódios brasileiros e pessoas,periódicos de todo o mundo elogiaram seu trabalho e o quanto ele representa o povo brasileiro,vindo de origem humilde e que fez seu papel para denunciar a corrupção do país. Onde se tornou um bom símbolo contra o status quo e conta impunidade.
5
Depois de 41 anos prestando serviços públicos,decidiu aposentar-se do STF em julho deste ano o ministro Joaquim Barbosa fez muito pela magistratura, guardando três características muito importantes: nobreza de caráter,elevação moral e independência olímpica,apresentando uma consciência incorruptível durante todo o processo não se deixando influenciar por opiniões divergentes,com isso foi intitulado um herói: o Batman brasileiro como um justiceiro, conseguindo muitos desafetos e também muitos seguidores.
Agora fica a questão de quem será seu sucessor se será um herói para a sociedade brasileira em busca de justiça e fim de corrupção.
6
EXPLICATIVO
Com base no conceito se status onde se refere a qualquer posição social, sendo alta ou baixa afirmar que Joaquim Barbosa nos mostra várias formas de status social inicialmente ele tinha um status antríbido pela sociedade por ser negro de família humilde estudante de escola pública e residente de região rural. Mais a frente durante sua jornada ele demonstra através de seu esforço o status atribuído onde ele busca crescimento através de estudo ingressando em universidades, domínio de diversos idiomas, professor de grandes universidade atribuindo conhecimento, logo após presta concurso para o Supremo Tribunal onde recebe a indicação para ministro,traçando o seu caminho para se tornar um ícone de prestigio com várias indicações de maior personalidade através de seus feitos no caso do mensalão.
...