MATRIZ DE MCKINSEY
Artigo: MATRIZ DE MCKINSEY. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinesulzbach • 11/5/2014 • 873 Palavras (4 Páginas) • 1.221 Visualizações
MATRIZ DE MCKINSEY
A McKinsey é um modelo para análise de portfólio de unidades de negócios. O melhor portfólio de negócios é aquele que se encaixa perfeitamente aos pontos fortes da empresa e ajuda a explorar as indústrias e mercados mais atrativos.
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo apresentar explicações sobre a matriz de McKinsey e seus pontos fortes dentro das empresas.
Palavra-chave: Matriz de McKinsey.
INTRODUÇÃO
Um portfólio empresarial ótimo é aquele que se adéqua perfeitamente às forças da empresa e que ajuda a explorar os setores e os mercados mais atrativos. Uma Unidade Estratégica de Negócio (UEN) pode ser a totalidade de uma média empresa, ou uma divisão de uma empresa grande, que formula a sua própria estratégia ao nível empresarial e tem objetivos separados da empresa-mãe.
1. O que é “A matriz de Mckinsey”.
A Matriz GE / McKinsey é um modelo para análise de portfólio de unidades de negócios. O melhor portfólio de negócios é aquele que se encaixa perfeitamente aos pontos fortes da empresa e ajuda a explorar as indústrias e mercados mais atrativos.
2. Os objetivos da análise do portfólio de negócios são:
a. Decidir qual unidade de negócios deve receber mais ou menos investimentos;
b. Desenvolver estratégias de crescimento incluindo novos produtos e negócios ao portfólio;
c. Decidir quais negócios ou produtos não deverão permanecer.
Outra ferramenta muito conhecida de análise de portfolio é a Matriz BCG (Boston Consulting Group). A Matriz GE é uma forma posterior e mais avançada da Matriz BCG. A Matriz GE é considerada mais avançada por causa de três aspectos:
a. A "atratividade do mercado" (fatores externos) substitui o "crescimento do mercado" como dimensão para medir a atratividade da indústria. A atratividade do mercado inclui uma gama maior de fatores que apenas o crescimento do mercado. Compare também com o modelo das Cinco forças de Porter.
b. A "força competitiva" (fatores internos) substitui "participação relativa de mercado" como dimensão para medir a posição competitiva de cada unidade de negócio. A força competitiva também inclui uma gama maior de fatores que apenas participação de mercado.
c. A Matriz GE funciona com uma grade de 3x3 células, enquanto a Matriz BCG tem apenas 2x2. Isto também resulta em maior sofisticação do modelo
3. Exemplo de matriz:
Matriz Mckinsey - Atratividade do Mercado x Posicionamento da Unidade de Negócio
A McKinsey & Company desenvolveu seu modelo de administração de carteira como parte do seu envolvimento com a General Electric na implantação do sistema de planejamento, em 1.970. A GE sentia-se desconfortável em utilizar um modelo com apenas duas variáveis (crescimento do mercado e market share) proposto pelo BCG. Esse desconforto era, em parte, devida a possibilidade dos administradores tomarem decisões relevantes apenas baseando-se em dois números. Dessa forma surgiu o modelo atratividade do mercado x posicionamento da unidade de negócio.
A principal diferença para o modelo BCG é que o modelo da McKinsey sugere vários fatores que devem ser analisados antes de se julgar a atratividade do mercado e o posicionamento do negócio. Os fatores normalmente utilizados foram divididos em dois grupos:
Atratividade da Indústria: tamanho, diversificação e crescimento do mercado, estrutura competitiva, sensibilidade à inflação, competição internacional, tecnologia, ambiente legal, e relações trabalhistas
Pontos Fortes do Negócio: tamanho, crescimento, market share, posição competitiva na produção, tecnologia, liderança de mercado, rentabilidade de imagem.
A segunda etapa da utilização desse modelo é definir a estratégia do negócio de acordo com a combinação da atratividade do mercado e o posicionamento do negócio. Essas estratégias estão representadas na figura a seguir:
As unidades mais bem posicionadas em indústrias atrativas recebem investimentos, posicionamento mais fracos em indústrias não tão atrativas definem desinvestimento em negócios e negócios ao longo da diagonal são administradas
...