MEMÓRIA, REPRESENTAÇÕES E INVENÇÃO COTIDIANA DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO VALE DO SÃO FRANCISCO
Por: yuri1204 • 19/9/2018 • Ensaio • 3.579 Palavras (15 Páginas) • 210 Visualizações
AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO – AEVSF
FACULDADADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE
JOSENILTON NUNES VIEIRA
MEMÓRIA, REPRESENTAÇÕES E INVENÇÃO COTIDIANA DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO VALE DO SÃO FRANCISCO
JUAZEIRO
2015
JOSENILTON NUNES VIEIRA
MEMÓRIA, REPRESENTAÇÃO E INVENÇÃO COTIDIANA DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO VALE DO SÃO FRANCISCO
Projeto de pesquisa apresentado para fins de avaliação na disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, ministrada pelo Professor Dr. Josenilton Nunes Vieira, no curso de Ciência Contábeis da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE.
JUAZEIRO
2015
MEMÓRIA, REPRESENTAÇÃO E INVENÇÃO COTIDIANA DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO VALE DO SÃO FRANCISCO
RESUMO
Deixar para fazer quando estiver com o projeto pronto
SUMÁRIO
1 CONTEXTO E PROBLEMÁTICA DA PESQUISA .............................................. 2 OBJETIVOS ............................................................................................................ 2.1 OBJETIVO GERAL ............................................................................................... 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS .................................................................................. 3 JUSTIFICATIVA ................................................................................................... 4 REFERENCIAL TEÓRICO ................................................................................... 5 METODOLOGIA .................................................................................................... 6 CRONOGRAMA ...................................................................................................... REFERÊNCIAS ........................................................................................................... | 06 08 08 08 09 |
MEMÓRIA, REPRESENTAÇÃO E INVENÇÃO COTIDIANA DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO VALE DO SÃO FRANCISCO
- INTRODUÇÃO
Nesta parte faz-se uma breve exposição da problemática e finaliza com o problema da pesquisa
O território de desenvolvimento Sertão do São Francisco é constituído por um conjunto de dezesseis municípios localizados no Norte da Bahia e Oeste de Pernambuco, sendo os municípios de Juazeiro – BA e Petrolina – PE os mais importantes do ponto de vista econômico, social e político. Estes se constituem o polo de convergência das expectativas de uma população acima de dois milhões de habitantes, distribuída num raio de 250 km.
O progresso dos municípios de Juazeiro – BA e Petrolina – PE, os coloca entre os 300 (trezentos) mais desenvolvidos do país economicamente, sendo que Petrolina - PE ocupa a posição 185 (cento e oitenta e cinco) com um PIB na ordem de 3.310.559 e Juazeiro - BA ocupa a posição de número 285 (duzentos e oitenta e cinco) com PIB de 1.993.417, segundo dados do IBGE. Somando o PIB dos dois municípios tem-se um total de 5.303.976, situando-se entre as 120 (cento e vinte) economias municipais mais desenvolvidas do país.
O bom desempenho econômico dessa região é impulsionado, principalmente, pela fruticultura irrigada, que por meio da exportação proporciona a entrada de novos capitais que aquecem a economia movimentando outros setores da atividade econômica da região. Essa condição vem atraindo contingentes populacionais de diversas partes do país, na sua maioria, de outras cidades do Nordeste, fazendo aumentar significativamente a densidade demográfica nas duas cidades. Associado a estes aspectos, aumentam também a demanda por serviços públicos essenciais como habitação, saúde, educação, segurança e transporte. Demandas essas que se constituem grandes desafios das instituições sociais.
Um setor que aumentou consideravelmente nessa microrregião nas últimas décadas diz respeito à educação superior, uma vez que foram implantadas novas IES públicas e privadas tanto em Juazeiro – BA como em Petrolina – PE. Isso fez que o número de matrículas no ensino superior tivesse um aumento de 74,8% entre 2001 e 2010, conforme dados do INEP. Consequentemente aumentou-se o número de professores atuando nesse contexto, o que de certo modo vai se constituindo uma cultura complexa do fazer e do ser docente.
Nesse sentido apresentamos como questões sensibilizadoras dessa pesquisa os seguintes questionamentos: que elementos constituem significativamente a memória e as representações sobre a profissão entre os professores das IES do Vale do São Francisco? De que modo os professores que atuam nas IES dessa microrregião tecem o cotidiano de sua profissão como docentes universitários?
2.0 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Estudar os processos de constituição de uma memória docente entre os professores das IES do Vale do São Francisco, no intuito de compreender seus processos de invenção cotidiana da profissão docente na Educação Superior.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer os elementos que constitui a memória docente dos professores que atuam nas IES dessa microrregião;
- Caracterizar o perfil dos professores e suas representações sobre a docência na educação superior, no âmbito dos cursos de bacharelado e licenciatura ofertados nas IES do Vale do São Francisco;
- Desvelar as influências das representações sobre a docência na dinâmica de invenção cotidiana da profissão docente no contexto pesquisado;
- Contribuir com novos conhecimentos relacionados aos processos de desenvolvimento profissional da docência na Educação Superior.
3.0 JUSTIFICATIVA
A proposição desta pesquisa consiste no desdobramento de outras experiências desenvolvidas por meio de estudos relacionadas ao papel das instituições universitárias sediadas no território de desenvolvimento do Vale do São Francisco. Tais estudos vêm sendo desenvolvidos por um conjunto de pesquisadores interessados em compreender os significados e sentidos da produção acadêmica das IES sediadas neste território. Portanto, a gênese desta pesquisa é o projeto “Formação de Educadores e Produção de Conhecimento em Educação: Contribuições da UNEB no Norte Baiano”, assim como o projeto de “Autoavaliação Institucional da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF), mantenedora da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE)”.
...