Manual da etnografia
Por: obscure • 22/4/2016 • Tese • 2.607 Palavras (11 Páginas) • 143 Visualizações
Manual de Mauss de Etnografia
© FCE - reprodução total ou parcial proibida 1
Marcel Mauss
Etnografia MANUAL
Prefácio para a Terceira Edição (1989)
Denise Paulme
(Fragmento)
Mauss foi certamente a última etnólogo completo. confronto
a experiência dos nossos dias com a ciência
Este professor enciclopédico tem parecia justificar este novo
apresentação.
O aviso para a primeira edição, publicada em 1947, menciona
essas páginas são rigorosos transcrição das "Instruções
etnografia descritiva para uso por viajantes, administradores e
missionários "dada no âmbito do Instituto de Etnologia Marcel
Mauss foi fundada em 1925 e dirigida até 1940 com Paul
Rebite com a presidência de Lucien Lévy-Bruhl. coleção
instruções para a pesquisa de campo, este manual é seco,
desprovido de generais, ideias precisas, sem hesitação. acumular com
como os problemas a resolver. É sem dúvida um questionário inspirada,
em parte, as Notas e Consultas do Instituto Antropológico Real
Londres (5ª ed., 1929) e destinados a pessoas sem
preparação, mas com uma mente aberta e que, longe de casa,
Eles fariam um trabalho útil dirigir a sua pesquisa local
de acordo com os princípios melhores.
Mauss era um filósofo, um teórico que tinha voltado para o concreto,
Ao contrário de seu tio Émile Durkheim. Durkheim tinha fornecido a ela um
quadro cuja teórica valor para fins de investigação Mauss
Ele gostava de enfatizar. Sendo assegurado este aspecto, o primeiro
preocupação sobrinho, especialmente em suas Instruções de ordem
elementar, tem a ver com os dados. Fiel ao Durkheim como seu
discípulo e herdeiro, queria manter viva a sua inspiração comum mais
a insistir em desacordos detalhes. É verdade que nem
Ele construiu um sistema que não era sua intenção, e nós seria errado
julgá-lo como se ele tivesse pretendido.
Sem nunca ter praticado observação etnográfica, Mauss não
menos frequentemente recorreram às memórias pessoais: o seu
experiência como intérprete antes de o Estado-Maior britânico durante a
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guerra, uma viagem de duas semanas pelo sul marroquino onde
imaginação, é claro, substituiu a memória. Se Mauss "sabia
all "como estamos satisfeitos em dizer que não levar a explicações
complicada. Seu conhecimento era tão real, tão pessoal, tão imediata,
Eu costumava tomar a forma de declarações que parecia escapar
sentido; Para refletir e compreensão depois, ele voltou para o ouvinte,
às vezes decepcionado ou simplesmente questionado.
Parece impossível falar sem mencionar sábio, mesmo de passagem, o
homem. Ele sabia como manter a juventude do espírito que o levou a
procurar a companhia de estudantes ou jovens investigadores
mais do que os homens da sua idade. Foi uma extraordinária
Acorde espíritos e sua total falta de preconceito permitiu a
abordagens inesperados, não hesitando em citar longamente com Tolstoy
propósito de regras de casamento na Austrália, enquanto
orgulhosos de reconhecer um inglês para sua caminhada na
rua (ver seus Techniques du corps). Com Mauss, a cultura estreita
clássico em que tinha sido educado explodiu em um humanismo
mais amplo do que seus resumos reluzentes feitas evidente.
Fomos fora de seus cursos chocado, um pouco hesitante. O curso
Ainda na rua: paramos interminavelmente em um canto,
vós inveja um de nós que, quando havia mais
mas para separado, o professor propôs a acompanhá-lo de longe
rua Bruller. Um traço refletir sobre ela eu encontrei é típico
que após a sua eleição no Collège de France se recusou a falar em uma
anfiteatro, exigindo um quarto oferecido uma enorme mesa em torno
que seus ouvintes se sentou.
Nomeado em 1901 na Ecole des Hautes Etudes para levar lá
presidente do "Histoire des religiões des peuples não civilisés" Mauss, em
sua aula inaugural, disse que seus princípios metodológicos. Em principio,
Estritamente falando, não há pessoas civilizadas não só existem
povos com diferentes civilizações. Uma empresa australiana não é
simples ou primitiva, tem atrás de si uma longa história, como
o nosso. Mas espécies como encontrados entre animais
vivo mamíferos mais simples e mais relacionado
em estreita colaboração com hoje espécie extinta de idades precoces
geológica, e da sociedade Arunta está mais perto do nosso para
formas primitivas da sociedade, incluindo o nascimento não é apenas
um fato fisiológico, mas também um evento mágico-religioso.
Portanto, idéias evolucionistas não estão totalmente ausentes. mas
Não é a única razão que requer uma análise cuidadosa de
os dados. Existem dificuldades que são comuns a todas as observações
dos fenômenos sociais. Em primeiro lugar, toda a informação vem
das partes interessadas, e nada é mais difícil, mesmo para nós,
para dizer o que realmente consistem instituições. Como diz um
Coreano missionário: "linguagem como, os costumes são um
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propriedade que seu proprietário é inconsciente. " É por isso que o
etnólogo deve escavar a partir da melhor informação indígenas para a
"Fatos profundos, quase inconsciente, porque não há mais do que o
tradição coletiva. Eles são fatos reais, essas coisas que tentam
para passar o documento. "
É isso que Mauss ensinou em 1901 e vai continuar por
quarenta. Nenhuma teoria própria análise intelectual é
necessárias para transformar dados em fatos bem estabelecidos.
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