Meios de comunicação e movimentos sociais
Por: Karen Kawase • 21/10/2015 • Tese • 484 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
Conclusão
Os meios de comunicação são todos aqueles meios que o homem usa para se comunicar e expandir ideias e informações, seja de forma verbal, corporal, midiática entre outros.
É importante enfatizar o conceito de Industria Cultural que revela uma estrutura de consumo modelada por um sistema capitalista, ou seja, nada mais é do que um instrumento que o capitalismo usa para transformar tudo em mercadoria, passando pela lógica do consumo, inclusive a própria cultura, gerando lucro para quem se beneficia desse consumo. Isso remete a questão da sociedade de classes e ideologia, em que a elite, por ser um grupo da sociedade privilegiado, detêm o controle dessas mercadorias, sendo ela que se beneficia, que forma uma opinião sob certo assunto e impõe sua visão de mundo aos outros. Portanto, como tem controle dos mecanismos midiáticos, tudo aquilo que vai contra os interesses desses grupos dominantes, são vistos como atos errados, são criminalizados.
É ai que entra a questão dos movimentos sociais, em que essa classe dominante em detrimento dos meios de comunicação, manipula os fluxos de informação a seu favor, criminalizando as lutas que divergem de seus interesses, e apoiando aquelas que estão de acordo com seus interesses. A partir daí, a mídia funciona como instrumento que favorece os ideias da elite e os divulga como corretos.
Diante disso, os movimentos sociais promovem um desenvolvimentos dos meios de comunicação alternativos, com outras formas de divulgar informações, que não são os meios oficiais. Logo, as mídias alternativas por serem descompromissadas da dependência de favorecer um setor, ajudam as pessoas a expressarem suas opiniões e ouvir opiniões, servindo como um espaço de debate e troca de ideias e informações.
Todos as lutas sociais de forma geral, brigam por cidadania, mas nem todas são vistas assim, retomando a questão dos meios de comunicação a serviço da elite, os movimentos que equivalem ao seu interesse, são vistos como briga por cidadania, enquanto que, os que não lhes interessa não são encarados da mesma forma. Apesar de ambos serem questões de cidadania.
Portanto, é necessário que as pessoas possam olhar as notícias, ver como são retratadas e compreender que aquilo revela um interesse editorial da mídia. Criando um olhar crítico capaz de superar essa visão ideológica e não incorporar aquilo como verdade ou naturalidade, conseguirão superar essa intenção de alienação dos mecanismos convencionais.
A partir do momento em que se estabelece uma rede de contato, em que as pessoas trocam informações mas essas são manipuladas por certos grupos, a rede também se torna uma fonte de informação seletiva, por isso a importância dos meios de comunicação alternativos que possam divulgar informações que não correspondem apenas às de redes que restringem o conhecimento.
Uma coisa é a mídia informar outra coisa é ela emitir um uma informação sobre algo e introduzir como verdade absoluta.
...