Monitoramento e Avaliação
Por: alefmiguel • 31/10/2016 • Trabalho acadêmico • 3.495 Palavras (14 Páginas) • 141 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
POLO DE BELO HORIZONTE I
Curso Serviço Social – Oitavo Semestre
Disciplina de Monitoramento e Avaliação em Serviço social
ATPS MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Nome | RA |
Adilson Marçal | 2337437035 |
Adriana Monteiro | 2333442823 |
Graciele Batista | 2305310674 |
Natalia Martins | 2302306426 |
Profª. Ead: Maria Elaine Cristina Vaz Gomes
Profª. Tutora Presencial. : Simone Gonçalves
Profª. Tutora a Distância: Luciana F. N. Z
Belo Horizonte/MG
Sumário
INTRODUÇÃO
TEMÁTICA DO MONITORAMENTO E DA AVALIAÇÃO DAS POLÍTICASPÚBLICAS
PROJETO SOCIAL.
PRINCIPAIS CRITÉRIOS PARA DESENVOLVER UM PROJETO.
QUADRO DE GERENCIAMENTO DOS INDICADORES DE EFICIÊNCIA, EFICÁCIA DE
RESULTADOS DO PROGRAMA NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA.
A IMPORTANCIA DO SOFTWARE.
LISTA DE INDICADORES DE POLITICAS PUBLICAS
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS QUANTITATIVA E QUALITATIVA
UTILIZAÇÃO DA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA EM PROJETOS SOCIAIS
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO:
O presente projeto social apresenta quatro fases de produção. São elas: fases de planejamento; execução; avaliação e monitoramento das políticas sociais. Para melhor abrangência destas fases do monitoramento e da avaliação das políticas sociais, contemplou-se a pesquisa e a descrição destas como a melhora das questões sociais.
Quanto à temática do Monitoramento e da Avaliação das Políticas Públicas, Monitoramento e avaliação são termos usados para indicar métodos de acompanhamento de planejamentos, com alvo de um exame de sua eficiência, eficácia, efetividade e impactos.
Tendo ainda uma importante compreensão do significado do Software Brasil
Hoje e sua relevância e sua utilização para facilitar a análise dos indicadores sociais e
educacionais. Visa esclarecer o significado do Software Brasil hoje e a importância deste soft para o andamento dos projetos sociais e a melhora do acesso e da análise às informações das pesquisas voltadas para a melhora social. Tendo um resultado direto do método empregado e, para isso, observou-se as diferentes metodologias de pesquisa: a quantitativa e a qualitativa.
Assim sendo, esta ATPS tem como objetivo compreender conceitos e metodologias de avaliação de projetos sociais, bem como, desenvolver a compreensão dos processos de planejamento e execução da avaliação de projetos sociais, visando desenvolver competências em avaliação social por meios de monitoramento.
- TEMÁTICA DO MONITORAMENTO E DA AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
Para o fortalecimento e garantia da efetivação do SUAS é necessário a organização e a implantação de um sistema de monitoramento e avaliação, que permite uma avaliação de sua eficiência, eficácia e efetividade. Para que isso ocorra, a ação deve ser coletiva, clara, ter acompanhamento, informação, além da prática de estudos, pesquisas e diagnósticos, com a finalidade de auxiliar na gestão desta política.
Com relação à avaliação podemos considerar que o conceito diz respeito à questão de julgar a importância de uma ação com relação a um referencial valorativo e aceito pelos indivíduos que avaliam. A avaliação das politicas publica está profundamente vinculada em um grupo de valores e percepções da realidade social, partilhados por membros relevantes de um governo. A avaliação tem a função de ponderar criticamente o curso do serviço/projeto, seguindo seus objetivos, tendo como embasamento as informações produzidas pelo monitoramento.
Monitoramento esta relacionado à observação sistemática do desenvolvimento das atividades, da utilização dos recursos e da produção de resultados. O monitoramento deve produzir informações e elementos esperáveis para auxiliar a apreciação da causa de ocasionais desvios, assim como, das determinações de revisão do plano.
O sistema de monitoramento e avaliação precisa apresentar informações substantivas para implicar nos fatores institucionais e legais possíveis de gerar ineficiência crônica na execução das políticas e dos programas sociais.
Não é possível ponderar a avaliação tão somente sob um ponto de vista de constatação de estatísticas, promulgando a ação na sua eficiência imediata, sem um compromisso propositado com a mudança e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, através dos programas e serviços públicos.
Para que se possa obter a grandeza da efetividade é imprescindível que a avaliação obtenha três aspectos avaliados como fundamentais: o primeiro está relacionado ao cenário histórico-social; o segundo considera o papel social da própria avaliação e está relacionado ao primeiro; e, unido a ambos, o terceiro aspecto se refere a uma expectativa de conhecimento como ferramenta para melhoria na qualidade de vida.
A avaliação na área social deve esta atenta para conhecer os impactos, isso, exige, por conseguinte situar o programa a conjuntura na qual ele se insere constatar o grau de força alcançado na instituição e na comunidade, observar para o grau adesão ou de oposição dos sujeitos envolvidos, produzindo uma dinâmica.
É necessário ter bem definido que informação, avaliação e monitoramento estão atrelados de forma a procurar a melhor compreensão e a mais apurada vigilância social continuada, abrangendo-a como importante papel da Política de Assistência Social. Dados devem ser adequados, simples e resumidos para que todos os implicados na ação, especialmente para que executores e favorecidos possam alcançar e utilizar para aperfeiçoamento ou rejeite de soluções.
...