Montagem de agenda
Por: Gabriela A. Santos Rocha • 1/9/2019 • Seminário • 366 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
Página 1 de 2
Vinculação dos modos de montagem da agenda ao conteúdo: janelas e monopólios
- Na década de 1980, John Kingdon desenvolveu um arcabouço analitico para a motagem da agenda com base em suas pesquisas sobre a iniciação de políticas no Congresso dos Estados Unidos
- O modelo examina as influências estatais e não estatais na montagem da agenda e explora o papel exercido pelos empreendedores da política pública e na construção e utilização das chamadas janelas políticas
- Seu modelo sugere que as janelas se abrem e fecham com base na interação dinâmica entre as instituições políticas, dos atores políticos e articulação das ideias na forma de soluções políticas.
No estudo de Kingdon sobre a montagem da agenda nos EUA, ele afirma que três conjuntos de variáveis interagem entre si:
Na visão do autor esse três fluxos operam em trajetórias diferentes e seguem cursos mais ou menos independentes até pontos específicos no tempo.
Abertura de janelas políticas:
- Os empreendedores políticos desempenham papel fundamental neste processo, ao associarem ou fazerem a ponte entre as soluções e os problemas políticos e as oportunidades políticas.
- Kingdon sugere que a abertura de janelas podem ser resultado de acontecimentos fortuitos, aparentemente desconexos como crises ou acidentes, escândalos, presença ou ausência de empreendedores políticos.
- Em outros momentos a abertura das janelas políticas podem ser eventos institucionalizados como as eleições periódicas ou os ciclos orçamentários.
Há pelo menos mais 4 tipos de janelas:
Críticas ao modelo de montagem da agenda:
- O modelo de Kingdom tem sido amplamente utilizado como forma de avaliação em vários países. Apesar de representar um avanço em relação aos modelos anteriores, o modelo já foi criticado por apresentar uma visão de processo de montagem da agenda que depende muito de circunstâncias imprevistas e;
- Ignora o fato de que em setores político-administrativos a ação tende a produzir mudanças que são seguidos por longos períodos de inércia.
- Quando as janelas “congelam” por longos períodos é porque elas podem ter sido projetadas para ficarem fechadas por período indeterminado ou até mesmo podem ter sido bloqueadas o que reduz as oportunidades disponíveis para a discussão.
- Um mecanismo chave que prevê a estabilidade na montagem da agenda é a construção de um subsistema político estável, ou monopólio político.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com