O Bem Estar Social
Por: Leonardo Marques • 27/10/2021 • Trabalho acadêmico • 967 Palavras (4 Páginas) • 104 Visualizações
Bem estar Social
É possível chegar em uma questão de estabilidade no capitalismo de forma que o conflito entre os grupos seja mitigado?
É possível transformar uma sociedade capitalista?
O WFS é a responsabilidade estatal no quesito de garantir o bem-estar básico dos cidadãos. [pic 1]
Politicas previdenciárias (Previdência social) -> As primeiras politicas publicas assistencialistas, apresentadas por Bismarck
Plano Beveridge (1942)-> Politicas previdenciárias e politicas sociais ofertadas de forma indiscriminada a todos os cidadãos
Como saber se um estado é WFS?
Focar nos gastos com politicas sociais pode ser um indicativo, porem pode ser enganoso, pois nisso apenas um grupo pode ser privilegiado podendo não caracterizar um WFS, afinal um WFS deve possuir grande amplitude. Alguns dados que podem ser enganosos é o subsidio a previdência privada que podem favorecer as classes médias.
WFS Residual -> Estado assume quando a família e o mercado não são suficientes
WFS Institucional -> é universalista
Essas abordagens das tipologias alterou a visão das ciências sociais sobre o WFS. Possuindo 3 modelos:
- Assistência social – comprovação da necessidade e benefícios reduzidos
- Previdência estatal e compulsória – contribuições (os primeiros planos planejados para maximizar a atuação do mercado, servindo de incentivo para o indivíduo entrar no mercado de trabalho)
- Beveridge – Desmercadolizanrte, fornecendo benefícios básicos universais (recente e usado em países escandinavos)
Também temos 3 regimes de WFS:
- Liberal – Assistência aos pobres (EUA, Canadá, Australia)
- Corporativo – Direitos ligados a classe e status. Possuem influência da igreja (Previdência inexistente para esposas que não trabalham fora de casa já que é visto que não é trabalho da mulher trazer sustento) (Áustria, França, Itália, Alemanha)
- Social democrata - melhor padrão de qualidade (Países Escandinavos
Reconceituação de WFS
Um estado pode ser considerado um WFS quando direitos sociais são invioláveis, assegurados com base na cidadania e não no desemprego.
O que favoreceu o estado de WFS?
- Estruturalistas
WFS é um requisito funcional para a produção da sociedade e da economia.
A industrialização torna a politica social necessária quando possível, pois rompe lações tradicionais e nem todos conseguem atuar no mercado, fazendo o estado assumir a função de bem-estar social.
A burocracia moderna também contribui porque é um meio de administrar os bens coletivos. Fazendo com que o estado assuma o papel de proteção social.
- Desenvolvimento econômico
É necessário certo nível de desenvolvimento econômico, de excedente para desviar recursos escassos do uso produtivo (investimento) para a previdência social.
- Estruturalismo marxista
A acumulação de capital cria contradições que forçam a reforma social
Objeções a essas teses:
-Porque a politica social governamental só emergiu 50 ou até 100 anos depois de uma comunidade tradicional ter sido destruída?
-Porque até 40% do produto nacional tem que ser destinado a atividades de legitimação do WFS?
Capitalismo e Democracia:
Em quais condições as desigualdades sociais produzidas pelo capitalismo podem ser desfeitas pela democracia parlamentar?
Liberais - Temor ao sufrágio universal: destruiria o mercado
Socialista - suspeitavam da democracia: democracia não poderia ser uma resposta ao desejo de emancipação das classes trabalhadoras
Social Democracia - Reformismo parlamentar como estratégia em relação a igualdade e ao socialismo (politica social pode ser um cavalo de troia)
Argumento - A política social resultaria também em mobilização de poder da classe trabalhadora
- Institucional
É institucional no sentido de que não faz referência a qualquer classe ou agente social em particular, mas apresenta um novo elemento analítico: o regime democrático
Argumentos:
Ao erradicar a pobreza, o desemprego e a dependência completa do salário, o WFS aumenta as capacidades politicas e reduz as divisões sociais que são as barreiras para a unidade política dos trabalhadores.
O WFS surge mais prontamente em economias pequenas e abertas; há maior tendencia a administrar os conflitos de distribuição entre as classes por meio do governo.
O regime democrático se vale da regra da maioria, e maiorias (de eleitores) favoreciam a distribuição social para compensar a franqueza ou os riscos do mercado.
...