O EDUCAR PARA OS DIREITOS HUMANOS
Por: 02341088864 • 26/6/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 293 Palavras (2 Páginas) • 109 Visualizações
EDUCAR PARA OS DIREITOS HUMANOS
Afinal, qual é o papel da Educação?
A Educação tem um caráter dúbio, pois se constitue numa ferramenta da produção das condições objetivas do capitalismo, através da internalização das perpectivas, valores e moral do capitalismo legitimando-o.
Por sua vez, pode ser uma ferramenta para pensar numa estratégia de transição para uma outra forma de sociabilidade, uma ferramenta de mudança social, de emancipação humana, para a construção de uma nova ordem social, para romper o circuito de reprodução do capitalismo, para a criação de uma consciência social libertadora do controle do capital, da mídia de massa que espalha o modo de vida das elites, do padrão de consumo, da necessidade de consumir para ter uma identidade.
Por isso, os direitos humanos não são o centro da preparação nas escolas, mas o centro é o mercado, a escola é justificada pela minoria que vai ganhar o mercado. A grande maioria aprendem coisas inúteis, nunca aplicarão em suas vidas. Não aprendem valores e comportamentos que lhes permitem transforma sua realidade, nossa sociedade parou de comunicar valores baseados em direitos humanos, não conseguem discernir mais do que o mercado e a economia permite.
Portanto, a educação deve ensinar o que será útil para a vida e não gerenciar técnicas que somente as elites terão acesso, pois o que ajuda na vida é saber se relacionar, saber agir em conjunto. A origem dos direitos humanos nasceu da educação e opção pela vida humana e não de teorias ou doutrinas, é produto de gritos e desgraças da humanidade. A resposta a esses gritos deu origem as codificações e tratados internacionais.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
AGUIRRE, Luis Pérez. Si digo educar para los derechos humanos. Disponível em:
MESZAROS, Istvan. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.
...