TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  5/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO

( Atividade III)

 Certa família: Composta pelo João (pai) e Maria (mãe) e sua filha Laura de cinco anos. A família está passando por dificuldades financeiras, pois os pais da criança estão fora do mercado formal, mas os mesmo trabalham na informalidades (bicos). Certo dia o conselho tutelar realizou visita, e constatou a falta de dinheiro, comprometendo alimentação, vestuário da criança, etc. O conselho tutelar elaborou um relatório para o judiciário pedindo a destituição do poder familiar dos pais.

De acordo com a Constituição Federal /88, nenhuma família deve ser desconstituída por motivos financeiro, com exceção em caso de emergência quando seus direitos são violados no caso acima citado (Criança e Adolescente) ECA.

A decisão do conselho Tutelar se deu equivocadamente, Só a partir de um diagnóstico (Visitas domiciliares, escuta dos membro, estudar a família e seu comportamento) elaborado pela a equipe interdisciplinar composta pelo Assistente Social, Psicólogo e em articulação com o conselho Tutelar juntamente com o Ministério Público.

No Art. 157 Havendo motivo grave, poderá a autoridade judiciária, ouvindo o Ministério Público, decretar a suspensão do poder familiar, liminar ou incidentalmente até o julgamento definitivo da causa, ficando a criança ou adolescente confiado a pessoa idônea, mediante termo de responsabilidade.

O direito a convivência familiar comunitário é tão importante quanto o direito à vida, a saúde, a educação ao lazer a profissionalização, cultura, dignidade ao respeito e a liberdade. A nossa Constituição diz que a’’ família é a base da sociedade’’ (art. 226) e o que compete a ela e ao estado e a sociedade em geral e as comunidades, “assegurar a criança e ao adolescente o exercício de seus direitos fundamentais’’.

A família será encaminhada as redes de proteção básica (CRAS-PAIF) SETAS de imediato será solicitado o benefício eventual (cesta básica) para subsidiar as necessidades básicas, cadastrá-las no Cadastro Único PRONATEC os pais para que eles venham ter uma especialização profissional e no programa Bolsa Família (PBF). Inseri-las no SCFV CRAS, buscando a efetivação dos seus direitos para que esta família venha ter uma vida digna dentro da sociedade.

MICHELE DE SOUZA BRASIL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com