O PSICOLOGIA APLICADA AO ESPAÇO ORGANIZACIONAL
Por: melanie00 • 11/5/2020 • Trabalho acadêmico • 532 Palavras (3 Páginas) • 267 Visualizações
CAPÍTULO 2 - PSICOLOGIA APLICADA AO ESPAÇO ORGANIZACIONAL
Paolo Rosi D’Ávila: Graduado em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de docência, psicopedagogia e coordenação pedagógica, tendo sido instrutor da área de Psicologia.Na área de gestão atuou nas áreas da Logística, da Psicologia Organizacional e no Ensino Militar por 34 anos de serviço público federal.
Capítulo 2.
Da infância até a idade adulta as pessoas interagem socialmente e integram os mais diferentes grupos sociais, entre os quais se podem destacar a família, o círculo de amizades, os colegas do ambiente escolar, o grupo de trabalho bem como outros grupos formados nas diferentes organizações culturais, econômicas, filosóficas e religiosas em que uma pessoa possa fazer parte. Atualmente, as interações sociais se tornaram cada vez mais acessíveis à população não só pelas facilidades proporcionadas pelos meios de comunicação e de transporte, mas também, e principalmente pelo uso cada vez mais difundido das redes sociais.
Embora se julgue oportuno destacar a relevância social da internalização e aplicação das normas sociais e legais características das relações organizacionais para o ambiente de trabalho e para a produtividade, o foco do presente capítulo reside em identificar conceitos ligados à Administração, às organizações e em como a Psicologia pode contribuir para o espaço organizacional. Ao se trabalhar com o desenvolvimento de recursos humanos, é aceitável que se estimule a expectativa social e educacional de que a compreensão do papel social desempenhado (seja como gestor, psicólogo, integrante de determinada organização ou mesmo como cidadão) aliado à aplicação de prática de conhecimentos, habilidades e atitudes possa contribuir de forma mais efetiva e eficaz para as interações sociais no contexto organizacional.
Resenha:
O autor mostra como a inserção da Psicologia se faz necessária para um bom desempenho de uma organização, é entendendo e cuidando dos colaboradores que se pode vislumbrar uma empresa bem equilibrada, com seus profissionais satisfeitos e conseqüentemente atingir os objetivos traçados de acordo com o seu planejamento.
É relevante destacar no capítulo, que estudos mostram que quando se tem um ambiente saudável, bem estar dos trabalhadores, oportunidades de crescimento e diálogo, o resultado é benéfico para a organização pois, ela se reinventa, inova, cresce e tem visibilidade muito maior no mercado em que estão inseridas, pois a aplicação da Psicologia Organizacional faz com que os resultados sejam maximizados.
No decorrer do capítulo os Psicólogos passam a trabalhar assessorando empresas, entendendo a rotina de cada organização e propondo soluções baseadas no comportamento das pessoas e de acordo com a Psicologia, minimizando conflitos que acabam interferindo nos objetivos de uma organização.
É recomendável aos gestores, líderes, profissionais na área de gestão em geral os assuntos abordados no capítulo, pois ferramentas para seleção de pessoal, avaliação de desempenho , treinamentos e desenvolvimento, entre outros aspectos que norteiam um ambiente empresarial devem estar conectados com questões psicológicas e comportamentais dos indivíduos só assim esses líderes terão melhores resultados.
...