O que é a Seca do Nordeste?
Por: Amanda Catelan • 14/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.017 Palavras (5 Páginas) • 260 Visualizações
Colégio São Francisco, 06 de março de 2014.
Fenômenos sociais
Amanda de Carvalho Catelan, nº 1 – 3º ano.
Professor Ricardo.
Prefácio
Introdução ..................................................................3
Desenvolvimento ........................................................4
Fotos ...........................................................................7
Conclusão ...................................................................8
[pic 1]
Introdução
Um Fenômeno Social que vem acontecendo a mais de 400 anos é a Seca do Nordeste, no qual irei apresentar quais regiões são atingidas, como e por que surgiu, por que vem se sustentando há tanto tempo, o que o governo vem fazendo, as suas consequências, como diminuir os impactos, e quais foram as piores secas até hoje.
[pic 2]
Seca do nordeste.
- O que é a Seca do Nordeste?
É um fenômeno social que vem ocorrendo a mais de 400 anos, com relatos feitos pelo padre Fernão Cardin: "…uma grande seca e esterilidade na província e que 5 mil índios foram obrigados a fugir do sertão pela fome, socorrendo-se aos brancos” em 1563. Ele é caracterizado pelo fenômeno da estiagem, ou seja, falta da precipitação pluviométrica por um tempo muito longo. Desde 1605, a região já enfrentou dezenas de períodos de seca. Alguns de gravidade tão elevada que geraram aceleração do êxodo rural para outras regiões.
- Em quais estados ele ocorre?
Ele se concentra numa área chamada Polígono da Seca, que envolve sete estados nordestinos: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piuaí, Rio grande do Norte e Recife. Também se inclui parte do norte de Minas Gerais.
- Como e por que surgiu?
O Nordeste brasileiro é detentor do maior volume de água represado em regiões semi-áridas do mundo. São 37 bilhões de metro cúbicos, estocados em cerca de 70 mil represas. A água existe, todavia o que falta aos nordestinos é uma política coerente de distribuição desses volumes, para ao atendimento de suas necessidades básicas. Além disso a região é situada perto e até na linha do equador, ou seja, a área em que o sol tem mais incidência, ou seja na Zona de Convergência, isso aumenta a evaporação da água e sem o frio não ocorre a chuva. Ela também recebe pouquíssima influencia das massas de ar do sul (frias e úmidas) e também o desmatamento feito na Mata Atlântica aumenta o calor na região.
[pic 3]
- Por que esse fenômeno vem se sustentando a tanto tempo?
O Governo vem se aproveitando da situação, já que em épocas de eleições políticas os governantes dão alimentos, água, e outras coisas em troca de votos, prometem açudes e carros pipas, mas só ficam ativados durante o mandato. Isso dá um certo conforto para os governantes que não resolvem por completo o problema.
Indústria da seca é um termo utilizado no Brasil para designar a estratégia de certos segmentos das classes dominantes que se beneficiam indevidamente de subsídios e vantagens oferecidos pelo governo a partir do discurso político da seca
- O que o Governo vem fazendo ?
O Governo Federal Brasileiro dispõe de alguns programas, como a Operação Carro-pipa desenvolvida pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro, que buscam contornar os efeitos da seca e minimizar a falta de investimento em infraestrutura básica em determinadas regiões do país.
Estas regiões ficam na dependência de ações públicas assistencialistas que nem sempre funcionam e, mesmo quando funcionam, não gera condições para um desenvolvimento sustentável da região.
...