O surgimento da sociologia
Por: Larinha Torquato • 7/3/2019 • Trabalho acadêmico • 996 Palavras (4 Páginas) • 142 Visualizações
O surgimento da sociologia
Ana Lara Torquato
Araraquara
2018
Revolução Industrial
Foi a transição para novos processos de manufatura, após a construção da maquina a vapor na Inglaterra durante o século XVIII, a produção aumentou, fazendo o lucro aumentar. Com isso vários empresários começaram a investir em industrias.
Essa revolução foi um marco decisivo na história e suas consequências podem ser sentidas até os dias de hoje:
• houve uma diminuição nos trabalhos artesanais, e um aumento em mercadorias feito por maquinas;
• aumento na produção de mercadoria em menos tempo;
• avanços nos sistemas de transporte;
• desenvolvimento de maquinas e tecnologias voltadas para o bem de consumo
• aumento do êxodo rural
• Aumento da poluição do ar com a fumaça da queimada do carvão
• Aumento de doenças e acidentes de trabalho
No meio de toda essa revolução ao tentar entender o que estava acontecendo com a sociedade uma nova ciência estava sendo criada a sociologia, dois dos quatro principais pensadores da sociologia são Auguste Comte e Karl Marx
Auguste Comte (1798 – 1857)
Nascido na França, Comte é conhecido como o pai do positivismo, uma “nova forma de pensar”. Comte achava que era necessária uma reforma intelectual nos homens, uma reforma que fosse capaz de faze-los pensar de uma forma equivalente aos progressos científicos.
A visão positiva buscava explicar os acontecimentos ocorridos na natureza e com os humanos através de uma observação e de uma elaboração das leis imutáveis que os regiam.
Etapas de conhecimento
1º ETAPA:
Comte trata de questões de seu tempo e analisa a sociedade militar e teológica, que para ele está sendo substituída por uma sociedade que é industrial e cientifica.
Ele explica que a sociedade medieval estava fundada sob a fé, e o modo de pensar estava ligado aos militares. Com a humanidade tendo um progresso, sacerdotes estavam sendo substituídos por cientistas e militares por industriais.
2º ETAPA: Nessa etapa Comte amplia suas perspectivas, ao observar a ciência e disse retira duas leis: leis dos três estados e a classificação da ciência.
De acordo com a lei dos três estados, o homem explica primeiro os acontecimentos atribuindo eles aos seres vivos, aos seres ou forças comparáveis ao próprio homem, depois, procuram em entidades abstratas como a natureza e, por fim, desiste de descobrir as causas do acontecimento e se contenta em estabelecer leis que os governam
É a partir de uma combinação entre a lei dos 3 estados com sua ideia de classificação das ciências que a sociologia é fundada
3º ETAPA: Nessa etapa destacam-se 3 ideias de seu sistema de política positiva.
A primeira é que a história humana é uma só, a concepção de Comte é que o homem tem uma natureza reconhecível e definível através dos tempos e das sociedades. A segunda é que toda a sociedade comporte uma ordem essencial que se possa reconhecer através da diversidade das organizações sociais. E a terceira é que existe uma estrutura hierárquica dos seres, e que cada categoria esta sujeita a determinadas leis. Existe na natureza uma hierarquia, que vai de acontecimentos mais simples até os mais complexos, dos fatores bióticos aos fatores abióticos.
Para Comte toda a ciência que não nos revelasse uma ordem ou que não nos permitisse agir, aos seus olhos, era inútil e, portanto, injustificável.
Reforma Social
A reforma social para proposta por Comte ocorreria nos seguintes passos: haveria uma reorganização intelectual, depois uma moral e, por fim uma política.
Karl Marx (1818 – 1883)
Nascido em Trier, Marx foi um filosofo, sociólogo, jornalista. É conhecido como o fundador de uma área de conhecimento dentro das ciências humanas.
O conjunto de ideias desenvolvidas a partir de suas obras e das obras de Friedrich Engels, que causaram um grande impacto em todo o mundo, é conhecido como marxismo ou socialismo cientifico. Como uma grande corrente teórica o marxismo oferece um método especifico para a analise social de alguns aspectos da sociedade moderna, principalmente conflitos ligados ao confronto entre classe e a organização produtiva.
O marxismo tem como finalidade acabar com a luta de classes existentes no regime capitalista
Materialismo Histórico
É uma teoria que faz parte do marxismo. Essa corrente teórica tem foque nos estudos da sociedade em relação a acumulação do material
...