Organização social
Por: REGILAINESANTOS • 3/12/2016 • Ensaio • 956 Palavras (4 Páginas) • 239 Visualizações
“Cine Social: Uma reflexão sobre as organizações sociais no Brasil”.
O grupo optou por assistir três documentários:5X favela (agora por nós mesmos);LIXO extraordinário; e Garapa. Acreditamos que eles tenham algo em comum, pois ambos retratam as dificuldades de quem mora em uma favela, passa fome, e muitas vezes entram no mundo do crime por acreditarem que não tem outra opção.
O filme 5X favela, procura retratar o seu próprio cotidiano, suas lutas e suas dificuldades, o filme retrata a realidade vivenciada por milhões de jovens deste Brasil, seja em cidade grande ou pequena, o sofrimento esse por escolha, ou pela própria situação o faz ser assim, este filme nos revela uma pequena parte daquilo que vivemos, e nos faz pensar que devemos dar valor em pequenas coisas que muitas das vezesnão damos ou passa despercebido, esta tarefa dura de quem não tem condições necessárias para viver e até mesmo um frango assado seria um grande presente, ressalta também a dificuldade de uma pessoa que consegue entrar pra uma universidade mais se vê obrigado a vender drogas para pagas seus estudos, não que isto esteja certo, mais para ele no momento era a melhor solução, porem ele não apresenta ideias para diminuir as dificuldades do dia a dia.
Acreditamos que somente com trabalho voltado para a comunidade começando pelas crianças e adolescentes, iremos mudar essa nossa realidade, que é bastante triste na nossa sociedade brasileira.
Etapa 2
Organização Social no Brasil
As interações sociais são à base das organizações e da estrutura social e o indivíduo que está inserido nessa estrutura social passa avivenciar e a reproduzir comportamentos que são comuns e compartilhados por todos.
É através da estrutura social que cada um de nós sabe o “lugar” a que pertencemos e o como devemos nos comportar.
A maior parte das atividades que os indivíduos desempenham em seu dia a dia está dentro de uma estrutura social. As estruturas sociais são compostas de “status” ou “Papel” social que é o lugar que ocupamos dentro de uma sociedade.
Este papel muda de acordo com a organização social em que estamos. Por exemplo: algumas vezes exercemos o “papel” de filho, outras de aluno.
A “estrutura social” se refere à posição social que os indivíduos ocupam e a “organização social” é opapel social que esse mesmo indivíduo pode ocupar. Na organização social existem as “relações de poder” que se estabelecem entre os indivíduos que dela fazem parte. Esse “poder” nada mais é que a capacidade de agir e produzir resultados e está presente em vários grupos sociais a qual pertencemos, como: escola, família, trabalho, etc.
As organizações sociais são um modelo importante para os serviços públicos no Brasil, pois ela garante a entrega de produtos à população. As organizações sociais no Brasil são um importante instrumento de execução de políticas públicas no Estado, por possuírem um caráter inovador quanto à gestão. As organizações sociais ou Organizações do Terceiro Setor, são aquelas que fazem parte do setor não lucrativo: ONGS, associações, organizações religiosas, fundações, etc.
Etapa 3
Aspectos Sociais
No aspecto da organização se encontra o princípio de uma mudança em situações ou escolha individual ou como estratégia, movimento, organização, regras e normas, os aspectos sociais são voltados a comunidades (favela).
Organização Social pode ser entendida como uma atividade em conjunto na busca de alcançar interesses em comum.
Tiramos dessas histórias, lição de vida, pois fazer o melhor com tão pouco sendo pessoas humildes e um exemplo de trabalho honesto e o mais importante pessoas felizes e com atitudes e exemplos maravilhosos, porém, faltam pessoas para investir em obras, mas sempre existem pessoas que transforma sofrimento em arte, tornando um mundo melhor reconhecendo o sofrimento do povo Brasileiro, este brasileiro é guerreiro e não desiste nunca.
Etapa 4
O Assistente Social dentro da realidade
...