Orientaçoes
Por: brunaneris • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 447 Palavras (2 Páginas) • 106 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
Sendo o salão de beleza um espaço pensado para os cuidados com a imagem e bem estar dos seus frequentadores faz-se necessário lembrar que os profissionais tenham conhecimento das normas e técnicas que devem ser seguidas visando garantir a saúde dos frequentadores daquele ambiente, ou seja, clientes e profissionais.
Cuidar da beleza está diretamente ligado ao contato corporal, motivo pelo qual passa a existir diversas possibilidades de se contrair infecções que colocam em risco a saúde de profissionais e clientes. Evitar a contaminação é de interesse coletivo, na relação entre profissional e clientes pode ocorrer contagio desde um simples cumprimento com aperto de mão até o contato com uma região contaminada.
Nos dias atuais devido a grande demanda do segmento de cuidados com a beleza é mister afirmar que a preocupação com o não contágio por meio dos serviços prestados garante ao profissional grande credibilidade sendo fundamental a assepsia das mãos, roupas e equipamentos dispostos no espaço.
Em visita ao salão de beleza “Espaço da Beleza” situado à Avenida Brasilia, nº 2514, Centro, Maracás-BA tem como finalidade a utilização do conceito de biossegurança, apontando os fatores de risco presentes e as principais ações a serem desenvolvidas para proteção da saúde iniciado com a assepsia e concluído com os cuidados devidos aos equipamentos de uso individual tanto dos profissionais quanto dos clientes, bem como, citar o que pôde ser observado durante a visita.
Conforme orientação fora elaborado o questionário com as seguintes perguntas dirigidas à profissional e proprietária do espaço a Sra. Elma Ribeiro Dias.
- Durante sua formação como profissional de beleza foi apresentada conhecimentos de biossegurança?
Resp. Sim
- As normas e técnicas apresentadas durante sua formação são colocadas em prática?
Resp. Sim.
- Existe na cidade algum órgão fiscalizador que tenha realizado visita no seu estabelecimento?
Resp. Não
- No seu estabelecimento existe alguém responsável pela fiscalização e orientação com seguimento das normas e técnicas de biossegurança?
Resp. Sim
- O material reutilizável são esterilizado de acordo com as normas de biosseguranaça?
Resp. Sim.
Foi constatado o seguimento relevante de cuidados relacionados a biossegurança no entanto, foi constatado aspecto negativo quanto á instalação, pudemos perceber um aspecto negativo impactante o salão e a residência da proprietária deste possuem quintal em comum. Com base em conhecimentos adquiridos a solução pode ser apresentada com a construção de muro permitindo que residência e salão se transformem em ambientes separados.
...