Os Princípios de Contabilidade
Por: Gustavo72 • 26/4/2017 • Resenha • 640 Palavras (3 Páginas) • 99 Visualizações
Princípios da Contabilidade
São as normas que delimitam o uso da ciência contábil, possui finalidade de padronizar a forma dos registros contábeis, deixando assim mais claro a riqueza patrimonial para seus usuários.Estes princípios devem ser úteis, objetivos e praticáveis.
A contabilidade possui seis princípios:
- Princípio da Entidade;
- Princípio da Continuidade;
- Princípio da Oportunidade;
- Princípio do Registro pelo Valor Original;
- Princípio da Competência;
- Princípio da Prudência.
Princípio da Entidade
Reconhece o Patrimônio como um objeto da contabilidade, sem confundir o patrimônio da entidade com o patrimônio de sócios e acionistas. E afirma a necessidade de diferenciar um patrimônio especifico do universo patrimonial.
Princípio da Continuidade
Faz uma previsão que a Entidade continuara em operação no futuro, assim mensura e apresenta o patrimônio levando em conta a sua continuidade.
Princípio da Oportunidade
Se refere a produção de informações integras e tempestivas decorrentes dos componentes patrimoniais. (por falta de integridade e tempestividade as informações podem se tornar irrelevantes, perdendo sua confiabilidade.)
Princípio do Registro pelo Valor Original
Determina que todos os componentes do patrimônio da Entidade deve ser registrado pelo seu valor original,que se obtém devido as transações, e em moeda nacional.
Deve-se combinar algumas bases de mensuração:
- Custo histórico
Ativos devem ser registrado pelos valores justos pagos quando adquiridos.
Passivos devem ser registrados pelos valores justos recebidos quando vendidos.
- Variação do custo histórico
Os componentes patrimoniais podem sofrer alterações no seu valor decorrente de alguns fatores como:
A) Custo corrente
Ativos são reconhecidos por valores de caixa ou equivalentes de caixa, baseando-se no custo que teria para adquiri-los no respectivo período da demonstração contábil.
Passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, baseando-se no custo para sanar a obrigação da entidade no período da demonstração contábil.
B) Valor realizável
Ativos se mantém a partir de valores em caixa ou equivalentes de caixa, sendo calculados pelo valor que seria obtido se o qual fosse vendido.
Passivos se mantém a partir de valores em caixa e equivalentes de caixa, ainda não descontados, calculados pelo valor que seria pago se as obrigações fossem quitadas tendo em vista as operações da entidade.
C) Valor presente
Ativos se mantém pelo valor presente, sendo descontado do fluxo de entrada líquida do caixa ao qual espera-se que seja gerado pelo próprio item nas operações da entidade analisando seu estado atual.
Passivos se mantém pelo valor presente, sendo descontado do fluxo de saída líquida do caixa ao qual espera-se que seja originado para liquidar o passivo nas operações da entidade analisando seu estado atual.
D) Valor justo
Seria o valor atual que se consegue trocar o ativo ou o passivo. Utilizando-se de uma transação justa e sem favorecimentos.
E) Atualização monetária
As variações monetárias, por parte de valorização ou desvalorização da moeda nacional, devem ser reconhecidas em registros contábeis. Pois acarretam em um ajustamento no poder aquisitivo da entidade.
...