TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Principais pilares de um país em desenvolvimento

Por:   •  19/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  1.284 Visualizações

Página 1 de 3

Principais pilares de um país em desenvolvimento

        Desde a última década que os países em desenvolvimento têm vindo a reunir esforços a nível internacional para que consigam maior estabilidade em termos económicos, sociais e políticos, de modo a conseguirem um dia aproximar o seu grau de desenvolvimento aos países mais desenvolvidos.

        A maioria dos países em desenvolvidos encontram-se no continente Africano. Estes, em conjunto com o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial criam estratégias que podem de facto auxiliar o desenvolvimento desses países. Para esses efeitos, as instituições criam metas que estejam de um certo modo relacionadas com o país em questão e com os quatro pilares do Pacto de Desenvolvimento Milénio.

Um dos pilares do pacto recai sobre o crescimento económico e o equilíbrio da macroeconomia, que estabiliza a economia no seu todo e permite regularizar e antecipar problemas que possam de algum modo oscilar a parte económica do país. Outro dos pilares, reincide numa maior atenção quanto ás exportações, mais propriamente á desigualdade de preços referentes ás exportações e importações entre os países subdesenvolvidos e os países industrializados, o que causa um grande desequilibro da balança comercial de qualquer país em desenvolvimento. O terceiro pilar evidência um impulso para a ascensão do setor privado, uma vez que como não segue os ideias do setor público, em épocas de crise é o único com facilidades em investir nos pequenos projetos que de facto podem influenciar no desenvolvimento e no crescimento económico. Por fim, outro dos pilares é a melhoria dos ideais políticos e da segurança económica, que realizados de uma forma justa e honesta, ou seja, sem corrupção, aumentam a dinâmica e confiança do povo e incentivam o investimento dos países desenvolvidos, visto que começam a aumentar o nível económico.

Contudo, os países subdesenvolvidos necessitam de vários apoios internacionais que ajudem a suprir todas as suas dificuldades sociais, económicas e políticas, para poderem avançar com este tipo de ajuda, do qual vai resultar o aumento do seu nível de desenvolvimento.

O Uganda é um exemplo válido deste tipo de ajuda internacional, visto que representa os países menos desenvolvidos e expressa a vontade de aumentar o seu grau de desenvolvimento através de um projeto que permitirá erradicar a pobreza no seu país. As suas metas consistem na redução da pobreza, no aumento da escolaridade, no fortalecimento do sistema de saúde e na restituição de uma boa governação. No fim desse projeto, o Uganda tornar-se-á num país com alguns princípios dos países mais desenvolvidos.

Porém, até poder avançar com esse projeto, o Uganda vai necessitar de ajudas extra para suprir as suas maiores dificuldades, na área da saúde, da educação e da luta contra a interioridade do país.

Em suma, podemos afirmar que todos os pontos sugeridos pelo Pacto de Desenvolvimento do Milénio são possíveis, se e só se, os países industrializados investirem e ajudarem de uma forma justa e sustentável para o desenvolvimento daqueles que são os países subdesenvolvidos.

Sugiro a visualização deste pequeno power point:                   https://pt.slideshare .net/geografias/os-obstculos-ao-desenvolvimento-e-solues

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com