Os Programas de qualidade de vida no trabalho
Por: ggsa • 12/6/2018 • Dissertação • 527 Palavras (3 Páginas) • 233 Visualizações
Introdução
Os programas de qualidade de vida no trabalho se constituem de ações específicas das empresas visando atender as necessidades dos seus funcionários no que tange os aspectos profissionais como também pessoais. Representa a implementação de benefícios que melhorem progressivamente a qualidade do ambiente organizacional e que ajudem no desenvolvimento dos seus colaboradores.
Por isso mesmo, estes programas são muito importantes para as empresas e para seus funcionários, pois além de promover projetos visando maior bem-estar e a promoção da saúde no ambiente de trabalho, também fomenta ações de treinamento dos profissionais. O objetivo é diminuir os gaps e capacitar os trabalhadores de modo que possam atender melhor suas demandas e alcançar alto desempenho. Neste trabalho iremos apresentar um programa de qualidade de vida em um ambiente de trabalho cuja temática é o: Alcoolismo. Sendo proposto no decorrer do mesmo métodos de prevenção, tratamento e assistência aos trabalhadores e familiares.
Pois segundo Estudo da Organização Mundial da Saúde - OMS 4% de todas as mortes no mundo são relacionadas ao uso abusivo do álcool. De acordo com este relatório, o uso de bebidas alcoólicas mata mais do que a Aids, a violência e a tuberculose, vitimando jovens entre 25 e 39 anos, em média. Segue abaixo os principais sintomas:
- Compulsão para ingerir bebidas alcoólicas;
- Tolerância ao álcool cada vez maior;
- Abstinência: Sintomas como tremor, acompanhado de irritabilidade, náuseas e vômitos;
- Direcionar mais tempo para o consumo de bebidas alcoólicas do que para outras atividades;
- Tentativa de redução ou controle do consumo do álcool com repetidos insucessos;
- Persistência no consumo de álcool mesmo em situações em que o consumo é contraindicado.
1ª Etapa do programa: Prevenção
Nessa etapa do programa de qualidade de vida implementado no âmbito interno de uma empresa tem como principal objetivo a conscientização coletiva do colaboradores quanto aos efeitos negativos do alcoolismo tanto na vida particular como profissional.
Métodos utilizados:
- Palestras educativas ministradas por profissionais com reconhecido conhecimento na área.
- Distribuição de panfletos ou cartilhas alertando quanto ao uso abusivo do álcool, seus efeitos e como tratar-se.
- Vinculação de relatos pessoais a respeito do tema e como conseguiu supera-lo.
2ª Etapa do programa: Tratamento
Essa etapa consiste em: primeiramente idêntica dentro da empresa os colaboradores que estão com devidos problemas com o álcool e seus prejuízos, tanto no âmbito pessoal como também na elaboração de seus referentes serviços dentro da empresa e a segunda etapa consiste em encaminhar este colaborador para o melhor programa de tratamento.
- Rodas de conversas com profissionais como psicólogos, médicos etc....
- Aceitação da doença
- Enfrentamentos e prevenção a recaídas
- Programas de reabilitação
- Uso de medicalização caso necessário
3°Etapa do programa: Assistência aos trabalhadores e familiares
A terceira etapa consiste em levar assistência tanto para o colaborador quanto para família, tendo em vista até mesmo programas de aposentadoria para os colaborador em casos extremos.
...