RESUMO QUATRO PECADOS CAPITAIS
Por: cairoinf • 6/2/2023 • Resenha • 788 Palavras (4 Páginas) • 105 Visualizações
RESUMO QUATRO PECADOS CAPITAIS
1. JOSÉ BONIFÁCIO EM 1823 – A ESCRAVIDÃO SEPARAVA O BRASIL EM CASTAS, DIVIDIA E OS TORNAVA DESIGUAIS. NESSA ÉPOCA OS ESCRAVOS CONSTITUÍAM 30% DA POPULAÇÃO.
2. HOJE O MAIOR OBSTÁCULO À FORMAÇÃO DE UMA NAÇÃO CONTINUA SENDO A DESIGUALDADE SOCIAL. ATINGE UMA NUMERO MAIOR DE PESSOAS E ABRANGE A RENDA, EDUCAÇÃO E OUTRAS DIMENSÕES DA VIDA SOCIAL.
3. FHC – O BRASIL NÃO É UMA PAÍS SUBDESENVOLVIDO, É UM PAÍS INJUSTO.
A INJUSTIÇA ESTÁ NA DESIGUALDADE
4. EM 2000 O BRASIL OCUPAVA O 8ª LUGAR NO PIB MUNDIAL. A RENDA PER CAPTA O 34º LUGAR. 54% DA POPULAÇÃO GANHAVA MENOS DE 70US$. NORDESTE 80% POBRE E 34% SUDESTE. OS POBRES SÃO MUITOS E DESIGUALMENTE DISTRIBUÍDOS.
5. QUASE 15% SÃO ANALFABETOS
6. ALÉM DA DESIGUALDADE GEOGRÁFICA A COR TAMBÉM SE ENQUADRA. O ÍNDICE DE ANALFABETISMO DE BRANCO É 9%, NEGROS E PARDOS 22%. MESMA COISA NA QUESTÃO DA RENDA.
7. A PIRÂMIDE SE INVERTE QUANDO SE TOMA A POPULAÇÃO QUE RECEBE ACIMA DE 5 SALÁRIOS MÍNIMOS.
8. SEGUNDO O AUTOR NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NOS 500 ANOS.
9. FICA A QUESTÃO SOBRE QUE SEM DÚVIDA O BRASIL CRESCEU É A 8ª ECONOMIA MUNDIAL E PORQUÊ NÃO SE ALTEROU A DESIGUALDADE ENTRE OS BRASILEIROS?
DEFINE-SE COMO ELE CHAMA DE 4 PECADOS CAPITAIS, A PARTIR DA BASE INICIAL DE CONQUISTA DO BRASIL, CARACTERÍSTICAS QUE AJUDAM A EXPLICAR:
1º A ESCRAVIDÃO: 1502 JÁ PREVIA O COMERCIO DE ESCRAVOS PARA EXPLORAÇÃO.
- CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA NÃO É A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO BRASIL, MAS SOBRETUDO UMA DISTORÇÃO MUITO GRANDE DA NOSSA HISTÓRIA, MAS SOBRETUDO UM RARO MOMENTO DE ENCONTRO, COMO UM SONHO UTÓPICO DOS CONQUISTADORES COM A POPULAÇÃO NATIVA. NÃO REPRESENTA NEM DE LONGE O QUE FORAM AS RELAÇÕES POSTERIORES.
- E O QUE SEGUIU FOI A ESCRAVIDÃO DOS ÍNDIOS – HAVIAM APROXIMADAMENTE 4 MILHÕES DE ÍNDIOS E AO FINAL DO PERÍODO COLONIAL 800 MIL.
- A ESCRAVIDÃO GENERALIZOU-SE COM A EXPATRIAÇÃO DE 4 MILHÕES DE AFRICANOS QUE FORAM TRAZIDOS PARA CÁ.
- FOI SOBRE OS OMBROS DESSES ESCRAVOS QUE A ECONOMIA FOI SUSTENTADA ATÉ 1988.
- A ESCRAVIDÃO FOI ABOLIDA HÁ MAIS DE 130 ANOS ESTÃO ENTRE NÓS E REFLETEM NA DESIGUALDADE DE RAÇAS.
2º LATIFÚNDIO – A COLONIZAÇÃO FOI UM EMPREENDIMENTO COMERCIAL.
- A PRIMEIRA COISA FOI CORTAR ARVORES DE PAU BRASIL PARA VENDER A EUROPA.
- DEPOIS A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR.
- OS GRANDES ENGENHOS NECESSITAVAM DE GRANDE QUANTIDADE DE CAPITAL E MÃO DE OBRA.
- GERAVA GRANDE DESIGUALDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS, SOBRETUDO TERRAS.
- ESSA DESIGUALDADE PERMANECE ATÉ HOJE.
- A PRIMEIRA LEI DE TERRAS É DATADA EM 1850 – CADASTRAMENTO DE TERRAS PÚBLICAS E ATÉ HOJE NÃO ESTÃO CADASTRADAS E MUITAS OCUPAS POR GRILAGEM.
- EXEMPLO QUE A MAIOR PERSISTÊNCIA DISSO É O MST E O AUTOR MOSTRA A GRANDE VERGONHA MUNDIAL, NUM PAIS COM ESTA DIMENSÃO, EXIBIR AO MUNDO O TRISTE ESPETÁCULO DE TRABALHADORES RURAIS LUTANDO PARA CONSEGUIR UM PEDAÇO DE TERRA PARA CULTIVAR.
3º PATRIARCALISMO – A DESIGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES NEGOU A ELAS DIREITOS FUNDAMENTAIS, PRINCIPALMENTE OS DIREITOS CIVIS, PARA NÃO FALAR NOS DIREITOS POLÍTICOS, SOMENTE NA DÉCADA DE 1930.
- ESSAS DESIGUALDADES PERSISTEM ATÉ HOJE. ATÉ POUCO TEMPO ERA PERMITIDO O CRIME COM A JUSTIFICATIVA DE DEFESA PELA HONRA.
- PERSISTEM AINDA GRAVES CASOS DE VIOLÊNCIA.
- DESIGUALDADE DE SALÁRIOS ENTRE HOMEM E MULHER PARA TRABALHO IGUAL.
4º PATRIMONIALISMO – RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE E ESTADO.
- BEM PUBLICO É APROPRIADO PRIVADAMENTE.
- ESSA RELAÇÃO FOI DESDE O INICIO DO PROCESSO COLONIZADOR.
- PORTUGAL NÃO TINHA POPULAÇÃO SUFICIENTE PARA COLONIZAR E TEVE QUE UTILIZAR A COOPERAÇÃO DAS CLASSES DOMINANTES COLONIAIS.
- DESENVOLVEU-SE RELAÇÃO PUBLICO E PRIVADO, ONDE O PUBLICO ERA APROPRIADO PRIVADAMENTE PELOS DETENTORES DO PODER SOCIAL E ECONÔMICO.
- O PATRIMONIALISMO MANIFESTA HOJE COM FENÔMENOS COMO CLIENTELISMO E NEPOTISMO POLITICO.
- MANIFESTAM NOS TRÊS PODERES COM ACORDOS NO TETO DE SALÁRIOS.
- EXEMPLO OS SALÁRIOS SÃO 77 VEZES MAIS QUE UM SALÁRIO MÍNIMO.
A CONSTITUIÇÃO DE 88 NÃO TEM GERADO MAIORES PROGRESSOS NA REDUÇÃO DA DESIGULADADE E NA PROTEÇÃO DOS DIREITOS CIVIS SOCIAIS, COMO O PROBLEMA CENTRAL.
- UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO UM POVO QUE NÃO SEJA APENAS UM ESTADO, MAS UMA COMUNIDADE NACIONAL DE PESSOAS QUE SE IDENTIFIQUEM, NÃO APENAS QUANDO A SELEÇÃO BRASILEIRA VAI JOGAR OU ESCOLAS DE SAMBA.
...