Resenha: Distinções entre pesquisa qualitativa e quantitativa; entre método dedutivo e indutivo
Por: Gustavo Pelais • 31/10/2017 • Resenha • 643 Palavras (3 Páginas) • 742 Visualizações
Discente: LUIZ GUSTAVO BEIJO PELAIS
Disciplina: Métodos e Técnicas Aplicadas: Ciência Política
Resenha: Distinções entre pesquisa qualitativa e quantitativa; entre método dedutivo e indutivo.
Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa
Ao definirmos as principais distinções entre as pesquisas qualitativa e quantitativa deve-se buscar compreendê-las para além do fato de que uma é o contraponto quase que simétrico da outra; urge sim compreende-las a partir de suas especificidades e de seu trato adequado para com seus respectivos objetos. Todas as perguntas são de natureza qualitativa, o método utilizado para sua resposta, no entanto, pode ser de caráter qualitativo ou quantitativo.
A escolha de uma não reside no detrimento ou na rejeição à outra; é, na verdade, uma necessidade que se impõe ao pesquisador no sentido do objeto por ele definido. “A questão tem implicações de natureza prática, empírica e técnica. Considerando os recursos materiais, temporais e pessoais disponíveis para lidar com uma determinada pergunta científica (...)” (Gunther, 2006, p. 207).
Alguns aspectos devem ser considerados na diferenciação entre as pesquisas qualitativa e quantitativa, a saber: “a) características da pesquisa qualitativa; b) postura do pesquisador; c) estratégia de coleta de dados; d) estudos de caso; e) papel do sujeito e f) aplicabilidade e uso dos resultados” (Gunther, 2006, p. 202). Vamos à elas.
Primeiramente ressalta-nos que a pesquisa qualitativa carrega em si um método que supõe a interpretação dos resultados obtidos pela observação; assim à qualitativa delega-se a interpretação dos dados obtidos mesmo via pesquisa quantitativa. Depois, são preocupações características da pesquisa qualitativa, como bem explana Gunther: a) “a realidade social é vista como construção e atribuição social de significados”, assim admite-se que o meio que forneceu os dados possui uma construção que não é natural; “b) ênfase no caráter processual e na reflexão”, busca-se compreender os processos que levaram a determinada situação, procura-se fazer relação das diversas variáveis por meio da reflexão; “c) as condições ‘objetivas’ de vida tornam-se relevantes por meio de significados subjetivos”; “d) o caráter comunicativo da realidade social permite que o refazer do processo de construção das realidades sociais torne-se ponto de partida da pesquisa”. (Gunther, 2006, p. 202).
Por depender da reflexão e do envolvimento pessoal e emocional do pesquisador, de acordo com Mayring, a pesquisa qualitativa exige um procedimento que expliquem os passos do pesquisador no rumo de sua conclusão de modo a serem constantemente documentados e seguir regras fundamentadas (Mayring apud Gunther, 2006, p. 202). E ainda, caso faça-se necessário o método deve ser remodelado pois é preciso que este se adeque ao objeto de estudo e não o contrário – causando um estrangulamento do objeto. Outra característica da pesquisa qualitativa diz respeito à sua compreensão do objeto sempre visto na sua “historicidade” no que diz respeito ao seu processo desenvolvimental e o contexto dentro do qual se forjou.
...