Resenha:A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais
Por: VICTOR SALGUEIRO • 30/8/2017 • Resenha • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 1.093 Visualizações
Resenha
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 2004 (68-103).
Nos capítulos selecionados do livro a autora trabalha as etapas de uma pesquisa científica, começando pela escolha do tema e a delimitação correta do objeto, onde levanta a questão que qualquer tema pode ser relevante pois “não existe tema tolo ou pouco importante”, desde que o pesquisador consiga trabalha-lo.
A grande questão são quais os motivadores para a escolha do tema, a quem ou a quais grupos a pesquisa servirá, pois, trará influencia direta desde o método a ser utilizado como sob qual ótica serão observadas as questões relacionadas, desta forma desconcordo da não importância do tema, pois, estará diretamente relacionado aos elementos norteadores da pesquisa.
O texto traz dificuldades enfrentadas pelo pesquisador na escolha do tema colocando em dúvida a “liberdade de escolha”, trazendo diversas influências e pressões que acabam por direcionar a escolha do assunto, desde recursos para as pesquisas a conseguir publicar em editoras prestigiadas.
Neste ponto não podemos negar as fortes pressões financeiras e sociais existentes, inclusive no meio acadêmico, porem, em qual patamar na hierarquia de legitimidade dentro do campo científico, como trata a autora, estão colocadas essas pesquisas motivadas ou adequadas a essas pressões? A elaboração de um projeto de pesquisa deve ter como base sua importância social, de que forma aquela dada pesquisa irá refletir e alterar quadros sociais existentes, então, mesmo existindo as dificuldades, o projeto deve ser balizado para uma intervenção de forma real e concreta na realidade.
A autora levanta ainda algumas qualidades que o pesquisador deve ter internas, relacionadas a sua personalidade, e externas, relacionadas a sua formação e domínio do conhecimento relacionado a pesquisa, para então definido o tema passar as etapas da pesquisa: coleta de dados e apresentação de um relatório, que são precedidos ainda pela formulação do problema e a elaboração do projeto de pesquisa.
Para uma pesquisa eficaz se faz necessário fazer a pergunta correta, para isso é importante imersão no assunto e o conhecimento da literatura existe, ao escolher o tema é prudente: segundo a autora “um recorte do objeto, escolher e organizar o tempo de trabalho, revisão de literatura, como organizar e analisar o material selecionado e como fazer com que o leitor compreenda o seu estudo”. Enfatizando que quanto mais se recorta o tema com mais segurança irá ser trabalhado e que as fontes de consulta devem ser acessíveis e de fácil manuseio.
Considero que seja importante uma delimitação do tema sim, para que o pesquisador não se perca ao longo da pesquisa, porem, não considero que quanto maior o corte sera tratado o tema com maior segurança, pois, o objeto pode acabar deslocado da realidade e não representa-la de fato, bem como em relação as fontes, pois, a pesquisa também é um processo investigativo, e que determinados objetos de estudo não necessariamente terão essas facilidades.
Concordo com a autora quando traz a necessidade que a pesquisa deve ser clara e interessante tanto as pessoas familiarizadas com o assunto quanto para pessoas que não são, dessa forma vejo a importância da pesquisa ultrapassar os muros da acadêmia e ser publicizada que o conhecimento gerado seja levado a sociedade.
Nesse processo de construção a autora faz uma analogia entre a pesquisa e um relacionamento em seu diversos estágios: A fase inicial ou exploratória (a paquera), a elaboração (o namoro), atenção e dedicação a pesquisa (o casamento) e a separação momento de se distanciar do objeto para elaborar o relatório final, é o momento de ver os defeitos e qualidades do objeto.
Feito isso a autora da as linhas da construção do projeto de pesquisa, tratando das etapas de formulação,
...