Resenha - O planejamento de pesquisas qualitativas em Educação
Por: moc93 • 15/3/2017 • Resenha • 392 Palavras (2 Páginas) • 1.151 Visualizações
Resenha
ALVES-MAZZOTTI, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em Educação. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chaga), São Paulo, v.77., maio, p.53-61, 1998.
Organização do texto:
Resumo;
A pesquisa qualitativa;
O projeto;
Focalização do problema;
Procedimentos metodológicos;
O que antecipar no projeto;
Principais ideias:
- O mais comum entre as pesquisas qualitativas é sua abordagem hermenêutica, ou seja, ter como partida que “as pessoas agem em função de suas crenças, percepções, sentimentos e valores e seu comportamento tem sempre um sentido, um significado que não se dá a conhecer de modo imediato, precisando ser desvelado.” P. 54
- Três características essenciais da pesquisa qualitativa, segundo Patton: visão holística, abordagem indutiva e investigação naturalista.
- “A realidade é uma construção social da qual o investigador participa e, portanto, os fenômenos só podem ser compreendidos dentro de uma perspectiva holística” p. 55
- Guba (1978): duas dimensões de manipulação da pesquisa – dos estímulos e das respostas. Dos estímulos: grau que o pesquisador interfere nas condições antecedentes dos fenômenos. Das respostas: grau de rigidez quanto as respostas possíveis.
- Trabalhar de forma altamente indutiva pode resultar na perda do pesquisador em um emaranhado de dados sem conseguir extrair significados.
- O projeto de pesquisa deve indicar o que se pretende investigar, como se planejou conduzir a investigação de modo a responder as questões propostas e porque o estudo é relevante.
- A focalização do problema estabelece as fronteiras da investigação e orienta os critérios de inclusão e exclusão de informações.
- Pode se adotar um quadro teórico a priori para a identificação de aspectos significativos dentro o observado ou deixar que a teorização emerja da análise dos dados.
- O modelo metodológico específico deve ser pertinente adequado ao objetivo da pesquisa.
- Três grandes etapas da metodologia qualitativa: período exploratório, iventigação focalizada e análise final com elaboração do relatório.
- O pesquisador “deve aprender a usar sua própria pessoa como principal e mais confiável instrumento de observação, seleção, coordenação e interpretação” (Sanday, 1984, p20).
- Sobre a observação deve-se indicar: o nível de participação do pesquisador, o grau de conhecimento dos observados, o contexto da observação, uma provável duração e a forma de registro da observação.
- A análise dos dados requer um processo continuado de identificação de dimensões, categorias, padrões, tendências, relações, desvendando-se os significados.
- A avaliação da viabilidade e do impacto do estudo proposto, quando se trata de um pesquisador iniciante, tem que se basear exclusivamente no documento apresentado. p.61
...