Resenha Guerra do Fogo
Por: JosiannyS • 25/8/2016 • Resenha • 969 Palavras (4 Páginas) • 660 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS-CCSA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
JOSIANNY SOARES CARVALHO
RESENHA DO FILME: A GUERRA DO FOGO
MONTES CLAROS/2015
JOSIANNY SOARES CARVALHO
RESENHA DP FILME: A GUERRA DO FOGO
Trabalho feito sob a orientação da professora Ms. Maria Natividade Maia e Almeida, como requisito de avaliação da disciplina TCC.
MONTES CLAROS/MG
SETEMBRO DE 2015
FICHA TÉCNICA
Título: A Guerra do Fogo
Original: La Guerre Du Feu
Região: Alemanha
Duração: 96 min.
Ano: 2001
Diretor: Jean-Jacques Annaud
Estúdio: Eurovídeo
Atores principais: Everett McGill, Ron Perlman, Nameer El-Kadi, Rae Dawn Chon
SINOPSE
O filme A Guerra do Fogo se passa na pré-história, onde num primeiro momento dois grupos de hominídeos se enfrentam pela posse do fogo. O consideravam como algo sobrenatural por não saberem como produzi-lo, e nesse enfrentamento acabam perdendo a chama de fogo, tendo então que sair em busca dele na natureza.
O filme gira em torno da descoberta do fogo, retratando a mudança na vida dos hominídeos a partir de sua descoberta. Muitos são os obstáculos que enfrentaram para encontrar fogo, ariscando até mesmo a própria vida. Por fim, acabam descobrindo como produzir o fogo, passando então por uma evolução.
RESENHA
‘A Guerra do Fogo’ é um filme histórico, pois retrata a pré-história, um período de mais de oitenta mil anos atrás. Naquele tempo os seres primitivos habitavam a Terra e moravam em cavernas, dividindo também espaço com animais primitivos. O foco principal do enredo é mostrar como se deu a descoberta do fogo e os conflitos que havia entre tribos para consegui-lo.
Apesar do filme não conter falas, é muito fácil perceber como era a cultura daquele povo, suas relações, sua comunicação e seus conflitos. Logo no início da trama vê-se uma luta entre grupos tribais de diferentes fases de evolução, que guerreiam pela posse do fogo. Muitos morrem de ambos os lados, havendo também canibalismo por parte da tribo que atacou. Então, a tribo mais evoluída, a dos Ulan, perde a posse do foco de fogo que antes possuíam, tendo assim que mandar três de seus membros saírem em busca de outra chama de fogo.
Durante essa busca pelo fogo, os três aventureiros enfrentam vários obstáculos, desde animais ferozes, até tribos rivais. Nessa trajetória eles salvam uma moça de ser morta por uma tribo canibal e essa moça então passa a conviver com eles. Em determinado momento, a garota, que era de uma tribo chamada Ivaka, decidi retornar para seu grupo, abandonando assim os três amigos. Acontece que um dos três havia se apaixonado pela moça, e havia mantido relações com ela, e o filme é claro ao mostrar que o sexo naquele período era algo extremamente machista, onde o homem tomava a mulher á força, contra sua vontade.
Então o homem apaixonado sai á procura de sua amada, e em dado momento se depara com a tribo dos Ivaka, que já dominavam a tecnologia do fogo e além de ser uma tribo um pouco mais evoluída que os Ulan, e possuírem uma linguagem mais diversificada, os Ivaka contavam também com uma cultura mais complexa. Ele acaba sendo capturado pela tribo e é obrigado a cumprir um ritual daquele grupo, onde ele foi submetido a fazer sexo com várias mulheres em sequência. Passado um tempo, depois de haver convivido com os Ivaka e adquirido seus costumes, os seus outros dois companheiros o encontram, e tentam levá-lo embora.
...